a carregar...

DEQ

Notícias

Investigadores do CIEPQPF ganham prémio Tecnicelpa

Publication date: 18-10-2016 14:06

Os investigadores Ana Filipa Lourenço, José Ferreira Gamelas e Paulo Jorge Ferreira do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta (CIEPQPF) do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra ganharam o prémio TECNICELPA 2016, atribuído ao melhor trabalho de entre os apresentados a concurso na “XXIII Conferência Internacional da Floresta, Pasta e Papel”, organizada pela TECNICELPA - Associação Portuguesa dos Técnicos da Indústrias de Celulose e Papel e que decorreu no Porto de 12 a 14 de Outubro de 2016.

O trabalho premiado, intitulado “Modification of fillers for increased strength in papermaking”, foi desenvolvido no âmbito de um projeto financiado pela FCT (PTDC/EQU-EQU/120578/2010, "New modified fillers for papermaking") e conduziu à publicação de um total de oito artigos em revistas internacionais da especialidade. O objetivo do estudo foi o de modificar cargas minerais (fillers) para aplicação na produção de papel, com vista à melhoria de propriedades de resistência mecânica e de retenção do filler. Para o efeito foram usadas diferentes estratégias de funcionalização da superfície de carbonato de cálcio precipitado (o filler mais empregue na indústria portuguesa), sendo que as modificações deste com sílica ou com camadas alternadas de polielectrólitos originaram os resultados mais promissores. Na sequência deste trabalho foi possível obter um produto que permite um aumento de 5% na incorporação de filler na folha sem prejuízo das propriedades de resistência mecânica do papel.

De referir que o prémio TECNICELPA vai já na sua 5ª edição e foi atribuído em 2010 a Isabel Moutinho, Margarida Figueiredo e Paulo Ferreira e em 2013 a um trabalho de José Gamelas (em co-autoria com Dmitry Evtuguin e Inês Portugal, da Universidade de Aveiro), sendo agora portanto a terceira vez que este prémio é concedido a membros do CIEPQPF.

Prémio Tecnicelpa