• Elogios, Sugestões e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

FCTUC

Design e Multimédia

Licenciatura em Design e Multimédia

Separador Horizontal Azul

Coordenação

Doutora Maria Alice Geirinhas
Departamento de Arquitectura
coord-ldm@dei.uc.pt

Objetivos

Os objetivos preconizados para a Licenciatura em Design e Multimédia privilegiam uma formação de base sólida em Design de Comunicação, em Multimédia e em Tecnologia Informática, procurando desenvolver um espectro alargado de competências essencialmente pensadas para o prosseguimento de estudos para 2º ciclo, que complete (com o grau de Mestre) a formação do profissional em Design e Multimédia, especializando-o e dotando-o das competências de concepção e diálogo multidisciplinar, essenciais para o entendimento existente da profissão.

Bases curriculares

O curso contém sólidas componentes de fundamentos em informática (multimédia, programação, bases de dados, comunicação de dados, tecnologias da Internet, sistemas de informação, introdução à inteligência artificial), em design para meios digitais (teoria e história do design, tipografia e tipografia em meios digitais, design de comunicação), e em desenho e cultura visual (arte e cultura moderna, arte e cultura contemporânea, culturas visuais, desenho e representação, desenho e composição).

Contém também um conjunto seleccionado de unidades curriculares de transição para a vida profissional e para o prosseguimento em estudos mais avançados, como produção digital, gestão de projectos, engenharia do software, tecnologias para a web social e computação gráfica. Este elenco curricular é completado com 4 unidades curriculares na área científica de áudio-visuais e produção dos media que visam aprofundar as competências instrumentais em design e tecnologia em contextos simulados, bem como a aquisição de competências interpessoais e uma forte cultura de projecto.

Organização

A organização dos cursos em Design e Multimédia teve por base a análise comparativa dos planos curriculares de cursos congéneres a nível nacional, europeu e internacional (com especial prevalência no espaço de influência anglo-saxónica), bem como análise das necessidades dos futuros empregadores e ainda as recomendações curriculares da Association for Computing Machinery (ACM) para a área da interacção com o utilizador.

Conselho Consultivo

A organização do ciclo de estudos integrou as recomendações recolhidas junto de um Conselho Consultivo composto por representantes de recrutadores nacionais nas diversas áreas de perfis profissionais identificados para o curso, bem como por especialistas de reconhecido mérito e o Centro Português de Design, que nos apoiou na definição da organização do ciclo de estudos.

Plano Metodológico

No plano metodológico privilegia-se uma abordagem pedagógica centrada nas competências, identificando nas diferentes unidades curriculares as competências genéricas e específicas relevantes para o 1º ciclo em Design e Multimédia, em sintonia com as recomendações do Projeto Tuning. As opções metodológicas articulam-se naturalmente com as decisões curriculares subjacentes à definição da organização do curso, de forma a garantir o equilíbrio entra as competências instrumentais, sistémicas e interpessoais. Procurou-se também reflectir estes três tipos de competências no seio e à luz de cada unidade curricular.