Antigo aluno do DMUC distinguido com o Sloan Research Fellowship 2018

22 fevereiro, 2018
Afonso Bandeira

Afonso Bandeira, um antigo aluno do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra foi um dos distinguidos, na área da Matemática, com o Sloan Research Fellowship 2018. Este reconhecimento premeia os mais promissores investigadores de diferentes áreas científicas, atualmente a desenvolver trabalho de investigação nos Estados Unidos da América e Canadá.

O Professor Afonso Bandeira estuda algoritmos que extraem informação de grandes quantidades de dados não estruturados. Apesar das bases de dados gigantes que hoje existem terem o potencial para revolucionar a nossa compreensão do mundo, os desafios computacionais inerentes em analisar tais bases de dados não são actualmente bem compreendidos e é possível que imponham barreiras fundamentais à aprendizagem através de dados. O trabalho de Afonso Bandeira estuda os limites de inferência estatística sob restrições computacionais. Num primeiro plano, tem-se focado em problemas com uma estrutura algébrica rica, um exemplo sendo como reconstruir uma molécula através de inúmeras imagens de fraca qualidade (Cryo-Electron Microscopy).