Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Projeto de imagem endoscópica financiado pela FCT

O projeto "Multi-Cam capsule endoscopy imagery: 3D capsule location and detection of abnormalities" foi recentemente financiado pela FCT/MCTES e pelo FEDER através do programa COMPETE 2020.

Cápsula endoscópica

Este projeto resulta da colaboração entre o Instituto de Sistemas e Robótica e a Universidade de Coimbra (UC) e conta com uma equipa interdisciplinar nas áreas da Engenharia Eletrotécnica, Medicina e Matemática. A equipa da UC, liderada pela Doutora Isabel Narra de Figueiredo (DMUC), conta ainda com a colaboração da Doutora Marta Pascoal (DMUC) e do Doutor Pedro Narra de Figueiredo (FMUC).

Descrição do projeto
A cápsula endoscópica é uma tecnologia médica não invasiva projetada para a inspeção in vivo e sem dor do interior do trato gastrointestinal. É um método particularmente importante para o exame do intestino delgado, já que este órgão não é facilmente analisado por técnicas convencionais. Uma das dificuldades desta técnica de diagnóstico é a impossibilidade de se conhecer a localização precisa da cápsula quando uma anormalidade é detetada. Este projeto visa desenvolver soluções para determinar a localização da cápsula no trato gastrointestinal, bem como a deteção automática de anormalidades clinicamente relevantes. O projeto concentrar-se-á no uso de cápsulas multicâmara uma vez que a existência de múltiplas câmeras traz vantagens significativas para a localização e deteção de anormalidades.