a carregar...

Delfos

Escola de Matemática para jovens

  • Quadrados

    Cobertura de um quadrado

    É dado um conjunto finito de quadrados cuja soma das áreas é igual a 4. Prova que, com esses quadrados, é possível cobrir um quadrado de área 1. (É permitido sobrepor quadrados e deixá-los sair parcialmente do quadrado que se quer cobrir.)

    (Problema proposto por Nuno Arala no Fórum de Matemática.)

  • Love Delfos

    LOVE DELFOS...

    Estudar e fazer Matemática com o coração é o melhor caminho para a ensinar e aprender a fundo. O livro representa a fonte do saber, o local onde se renova e sacia a curiosidade. Nele está uma curva matemática famosa, a cardioide, deformada pela perspetiva do desfiladeiro entre duas folhas. No coração do Delfos estão os problemas matemáticos. O do logotipo é este: qual a ordenada do ponto marcado a branco?

  • Templo de Apolo

    Templo de Apolo

    Estima-se que 25% dos habitantes nativos de Delfos nunca foram ao templo de Apolo. Sabendo que esse número representa 5% do total pessoas em Delfos no mês de Agosto, qual é então a percentagem de habitantes nativos no total de pessoas em Delfos durante esse mês?

    (Problema do Delfos Júnior)

  • Fibonacci

    Números de Fibonacci

    Os segmentos da pinha ao lado formam dois grupos de espirais, um de espirais rodando no sentido directo e outro de espirais rodando no sentido retrógrado. O que é espantoso é que os números de espirais nos dois grupos formam sempre um par de números de Fibonacci consecutivos!

  • Girassol de Fibonacci

    No núcleo deste velho girassol as sementes organizam-se em duas famílias de espirais: as que se encurvam, para a periferia, no sentido direto (duas delas a azul) e as que se encurvam no sentido oposto. Há 55 espirais duma família e 89 da outra... dois números de Fibonacci consecutivos! Os Fibonacci são muito "raros" no reino natural, pois a sua sequência tem crescimento assintótico exponencial. Como conseguiu a vetusta flor acertar em dois deles?

    Mais informação
  • Reis do Xadrez

    Reis do Xadrez

    Qual é o número máximo de reis que consegues colocar num tabuleiro de Xadrez de modo a que cada rei ataque um e um só outro rei? Consegues mostrar que não é possível colocar mais do que esses?

Apresentação

O Delfos surge em 2001 com a missão de preparar as equipas portuguesas para as competições internacionais de Matemática. Muito mais do que isso, o Delfos é uma escola dedicada aos estudantes do ensino não superior com excepcional aptidão e gosto pela Matemática; uma escola que funciona de modo informal, movida pelo gosto na resolução de questões complexas e interessantes, visando explorar as competências dos jovens até aos limites naturais de cada um.

Aproximadamente uma vez por mês, o Delfos organiza um fim-de-semana de atividades ludico-didáticas dedicadas ao enriquecimento curricular em Matemática, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Na gíria do Delfos, essas atividades são designadas por Estágios Delfos.

Mantemos duas plataformas digitais de disseminação de conteúdos de Matemática Elementar: o nosso Fórum de Matemática e a nossa WikiDelfos. O fórum é a casa virtual da comunidade de délficos que frequentam ou já frequentaram as atividades do projeto, lá se faz online o que cá se faz in loco: resolvem-se problemas. Na WikiDelfos, populada por uma boa parte dos utilizadores do fórum, está a criar-se o maior repositório em língua portuguesa de problemas (e suas resoluções) do foro das competições olímpicas de Matemática.

O Delfos está também presente no Facebook.

 Atualmente, o principal patrocinador do Delfos é a Fundação Calouste Gulbenkian.