a carregar...

DMat

Departamento de Matemática

Exposições 

O Departamento de Matemática tem disponíveis exposições:



Exposições Itinerantes

As seguintes exposições estão disponíveis para empréstimo.

Os interessados deverão solicitar as exposições à Direção do Departamento de Matemática, mediante o envio do seguinte formulário devidamente preenchido para secmat@mat.uc.pt.

Exposição Demonstrações Visuais

Demonstrações visuais (Mais informações aqui.)

- 18 painéis A4 -


Pretende-se, com esta exposição, estimular o pensamento matemático do visitante, levando-o a dizer: "Ah, já vi!".

Exposição A Matemática nos Quadradinhos



A Matemática nos Quadradinhos (em português e em inglês)

- 50 painéis A4 -


O principal objetivo desta exposição é, para além de divertir, estimular os visitantes a aprenderem alguma matemática de uma forma ligeira e divertida.

(Mais informações aqui.)

Exposição A Matemática dos Nós



A Matemática dos Nós (em inglês) (Mais informações aqui.)

- 25 painéis A4, 1 painel A3, 5 cordas -


Esta exposição mostra o fascinante mundo dos nós matemáticos.

Exposição A Matemática na Poesia Portuguesa



A Matemática na Poesia Portuguesa (Mais informações aqui.)

- 47 painéis A4 -


Esta exposição consiste numa seleção de poemas que têm, por vezes apenas remotamente, alguma relação com a matemática. Mesmo com esta restrição, encontram-se nela representados alguns dos nomes maiores da poesia portuguesa do século XX.

Exposição 'Terror and exile'

"Terror and Exile" (em inglês e alemão) (Mais informações aqui.)

- 63 painéis -


Exposição sobre a vida dos matemáticos judeus em Berlim na II grande guerra.

exposicaoSol

A Observação do Sol (Mais informações aqui.)

Esta exposição, em que o Sol é o centro, mostra as razões e os métodos para observar e estudar o Sol.

exposicaoToAqui

Ciências de Informação Geográfica (Mais informações aqui.)

Esta exposição pretende esclarecer o que é Informação Geográfica, quais as suas especificidades, quais são e como funcionam as ciências e tecnologias utilizadas para a sua obtenção e disponibilização, bem como as potencialidades deste tipo de informação.




Também está disponível para empréstimo a seguinte exposição, propriedade da SPM:



Exposição Movimento Matemático 1937-1947

Movimento Matemático 1937-1947 (Mais informações aqui.)

Esta exposição pretende realçar a importância de um conjunto de iniciativas levadas a efeito por um destacado núcleo de cientistas - sobretudo matemáticos - que, tal como outros intelectuais, foram injustamente banidos das universidades portuguesas pelo estado novo. Espera-se, assim, contribuir para um melhor conhecimento dos anos 40 do século XX e, simultaneamente, prestar uma modesta homenagem a esse grupo de cientistas e à sua inestimável participação cívica.




Exposições Permanentes

Galeria de Matemática

A Galeria de Matemática do Departamento de Matemática compõe-se de quatro exposições permanentes, que podem ser visitadas mediante agendamento feito através do endereço secmat@mat.uc.pt.

Aula de desenho

Aula de Desenho

A Aula de Desenho foi criada pelos estatutos pombalinos da Universidade de Coimbra de 1772, ficando anexa à Faculdade de Matemática até à criação da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, em 1911. Nesta exposição podemos encontrar alguns dos modelos adquiridos em datas diversas, em particular parte de um acervo de cerca de duzentos modelos comprados no final do Século XIX, a maioria proveniente da Casa Delagrave, de Paris.

Gabinete de geometria

Gabinete de Geometria

Com o advento da República é criado na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra um Gabinete de Geometria ao qual estão associados os nomes dos professores Luciano Pereira da Silva (1864-1926) e João Pereira Dias (1894-1960). No âmbito deste gabinete é adquirida, entre 1912 e 1914, uma vasta colecção de modelos geométricos da firma de Martin Schilling.


Desta exposição fazem ainda parte dois conjuntos de modelos geométricos adquiridos ainda no tempo da Faculdade de Matemática instituída pelos estatutos pombalinos de 1772: os modelos de Théodore Olivier, adquiridos em 1872 para a aula de Geometria Descritiva, e os modelos de Herman Wiener, adquiridos em 1906 para a cadeira de Álgebra, Geometria Analítica e Trigonometria Esférica.

exposicaoTCI

Tecnologias de Cálculo e Informação

Esta exposição consiste numa mostra cronológica de equipamento de cálculo e informática utilizado no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra desde a segunda metade do Século XX, incluindo uma sequência de calculadoras desde as mecânicas às primeiras programáveis,  o computador AMSTRAD - o primeiro PC com preço acessível ao cidadão comum - e ainda uma sequência quase completa dos computadores Macintosh originais.

Relógio de sol

Relógios de Sol e livros antigos sobre relógios de Sol

Exposição de livros antigos sobre relógios de Sol e de diversos relógios de Sol.