DMat

Departamento de Matemática

Alice do outro lado do espelho

OradorDoutor Adérito Araújo
Resumo

A teoria da relatividade tem quase cem anos mas ainda não nos habituamos a ela. Cerca de um século não foi suficiente para alterar os hábitos do nosso pensamento. Durante bastantes anos muitas pessoas viram a teoria como um conto de fadas dos filósofos; outros viram-na como uma espécie de abstração sem sentido em que os matemáticos gastavam o seu tempo. Mais tarde começamo-nos a  aperceber que as ideias complicadas do trabalho de Einstein tinham consequências. Este facto fez com que aumentasse o nosso respeito pela teoria sem, no entanto, nos ajudar a percebê-la. Neste trabalho pretende-se fazer um percurso pela teoria da relatividade usando conceitos matemáticos muito simples (semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, etc.).

Mais em: http://www.mat.uc.pt/~alma/escolas/alice/

Duração1h a 1h15m
Público-alvoAlunos a partir do 10.º ano e professores.
MaterialComputador com projetor.