a carregar...

DMat

Departamento de Matemática

A matemática das leis de Mendel

OradorDoutor Alexander Kovacec
Resumo

As semelhanças existentes entre as características dos pais e dos filhos (altura, cor da pele, etc.) intrigaram o homem desde os tempos mais remotos, levando-o a procurar incessantemente as razões deste facto. 

Ora, durante muitos séculos, as justificações encontradas eram pouco convincentes e nem mesmo Darwin, o pai da teoria da evolução, conseguiu explicar tais semelhanças. Só em meados do século 19 o frade Gregor Mendel, com as suas experiências sobre cruzamentos de plantas, trouxe, pela primeira vez, luz sobre o assunto. Ele formulou os princípios que regem a transmissão dessas características, hoje conhecidos como as leis da hereditariedade, que revolucionaram a biologia e lançaram as bases da genética.

Neste módulo, os alunos vão aprender e aplicar regras probabilísticas que, de uma forma natural, explicam os resultados de Mendel sobre a hereditariedade dos seres vivos. Vão ainda aplicar estas leis para prever os resultados da hereditariedade em planetas imaginários em que são necessários três ou mais pais para conceber um filho. 

Voltar à página anterior