DMat

Departamento de Matemática

A matemática e a música rock

OradorDoutor Jaime Carvalho e Silva
ResumoExistem muitas relações, muitas vezes inesperadas, envolvendo a Matemática. A música Pop e a música Rock têm muito a ver com a Matemática. Muitos grupos vão procurar inspiração em temas matemáticos como os Blue Man Group ou os Tool. Outros glosam temas matemáticos (a sucessão de Fibonacci, a banda de Moebius, o número PI, o número de Ouro, o infinito, os fractais) nas suas músicas e outros escolhem mesmo nomes matemáticos como "MuteMath", “Moebius Band” ou “InfinitY Minus Zero”. Há um estilo de música conhecido como “Math Rock” onde são usadas relações numéricas para construir a música, com grupos como os Don Cabarello, 65daysofstatic ou Computer Cougar.  Até existe em Inglaterra um festival anual de Rock Matemático intitulado ArcTanGent (@ATGFestival). Nesta conferência iremos ver, com música e vídeos, um pouco da atividade de alguns destes grupos relacionada com a Matemática.
Público-alvoAlunos do Ensino Básico ou do Ensino Secundário.
MaterialUm videoprojetor (uso o meu próprio computador) e ligação a um sistema sonoro com alguma qualidade (para ligar ao computador para se ouvirem algumas das músicas e videos que mostrarei); é indispensável que o som seja bem ouvido na sala, pelo que colunas portáteis ligadas diretamente ao computador não serão suficientes.