DMat

Histórias do arco-da-velha

OradorDoutor Adérito Araújo
Resumo

O arco-íris é um fenómeno natural espetacular! Depois de um dia chuvoso, quando desponta o sol, é possível apreciar esse fenómeno que se manifesta pelo aparecimento de um enorme arco colorido no firmamento. Pela sua dimensão, pela sua beleza, mas também pela sua forma, o arco esteve, desde sempre envolto em grande misticismo.

Porque é que o arco-íris é um arco circular? Porque é que a luz do arco-íris é tão brilhante? Nesta sessão propomos uma viagem pelas primeiras explicações do fenómeno, desde as mais simbólicas às mais científicas, passando pela visão de poetas e pintores. Será dado especial enfoque à passagem da luz por uma gota de água para explicar qualitativamente o arco-íris e responder às questões propostas.

Mais em: http://www.mat.uc.pt/~alma/escolas/arco/

Duração1h a 1h15m.
Público-alvoAlunos que saibam derivar e professores.
MaterialComputador com projetor.