a carregar...

DMat

Departamento de Matemática

Máquinas de Turing

OradorDoutor Alexander Kovacec
Resumo

Porque razão o matemático inglês Alan Mathison Turing (1912-1954) é considerado o “pai” dos computadores?

Nos anos 30 do século passado, vários matemáticos tentaram construir máquinas calculadoras, motivados pela necessidade de resolver problemas práticos de forma eficiente mas também para resolver certos problemas da matemática pura.

Foi necessário perceber que tipo de funções são efetivamente computáveis por uma máquina e que tipo de decisões podem ser tomadas através de uma sequência lógica de instruções.

Um desses matemáticos, Alain Turing, concebeu um modelo muito rudimentar de um computador que formaliza o processo de uma pessoa que efetua cálculos. Esse modelo, que ficou conhecido como máquina de Turing, permite simular o funcionamento de qualquer computador real e marcou definitivamente a origem da Teoria da Computação moderna.

Nesta sessão, os alunos terão a oportunidade de construir máquinas de Turing para realizar algumas tarefas simples como calcular a soma de números ou decidir se um número é divisível por três. Em particular, vão perceber que a resolução de tarefas por métodos rotineiros é muito diferente da sua resolução através de ideias inovadoras.

Voltar à página anterior