a carregar...

DMat

Departamento de Matemática

No reino da lógica

OradorDoutor Alexander Kovacec
Resumo

Os participantes, guiados pelo dinamizador e uma folha de exercícios, irão descobrir a utilidade da Lógica através de alguns desafios, como o seguinte: 

“Na entrada de um museu, o Pedro, o João, o Eduardo e o Sérgio procuram, em vão, o bilheteiro. Um dos amigos descobre um aviso: ´Em caso de ausência temporária do bilheteiro, solicitamos que os honestos visitantes coloquem 1 Euro na caixa junta’. Assim fazem e entram. Após alguns minutos, o bilheteiro regressa e vê os quatros visitantes mas repara que existem apenas três Euros adicionais na caixa. Um pouco irritado, vai ter com eles e informa-os de que falta um Euro. Diz, então, o Pedro: ´Eu não fui’. ´Foi o João’, diz o Eduardo. ´Foi o Eduardo’, diz o Sérgio. ´O Sérgio não tem razão’, diz o João. Supondo que apenas um dos amigos mentiu, qual deles não pagou e qual deles mentiu?”

Os participantes irão ainda constatar que o tratamento lógico de frases simples usadas no dia a dia, como, por exemplo, ´Se tens fome, há um bife no frigorífico´, podem provocar umas boas gargalhadas.

Voltar à página anterior