DMat

Departamento de Matemática

OFICINA Castelos: matemática na defesa e no ataque

DinamizadorDoutor Adérito Araújo
Resumo

A palavra "castelo" deriva do latim "castellum" que significa campo fortificado e "castrum" que significa lugar fortificado. A configuração clássica de um castelo está usualmente associada às fortificações construídas durante o período medieval. A questão que se pode colocar é a seguinte: qual a melhor maneira de construir uma fortificação por forma a que seja fácil a sua defesa? Vamos ver como é que a matemática pode ajudar a resolver este problema. Para isso vamos necessitar de algumas noções de geometria, de estudar formas convexas e da moderna teoria dos fractais. As soluções geométricas para o problema dos castelos permitiram chegar a formas bonitas como as fortificações de Vauban (ver o forte de S. Luzia em Elvas).

Mais em: http://www.mat.uc.pt/~alma/escolas/castelos/

Duração2h.
Público-alvoAlunos a partir do 9.º ano e professores.
MaterialComputador com projetor e quadro.