a carregar...

DMat

Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço

Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço

Astrofísica de precisão baseia-se em sofisticada instrumentação colocada em quer em Terra e quer em órbita, na capacidade de manipulação de grandes quantidades de dados de observação e na simulação e modelação computacional em larga escala. É uma área fortemente interdisciplinar em grande crescimento, para o qual concorrem equipas da mais diversa proveniência, envolvendo astronómos, físicos, engenheiros, matemáticos mas também químicos e geólogos.

O Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço pretende formar profissionais capazes de integrar essas equipas, quer nas grandes organizações internacionais (ESA, EUSO, etc...) quer nas empresas tecnológicas com atividades no domínio espacial.

A estrutura muito versátil do Mestrado, permite ao estudante escolher as unidades curriculares que mais se ajustem ao seu perfil e que melhor complementem a sua formação anterior, face às áreas de oportunidade que mais lhe interessem. Assim, pode centrar-se mais na Astrofísica e na Cosmologia Teórica, ou na Modelação Computacional e na Análise de dados, ou ser mais voltado para a Instrumentação e a Engenharia de Navegação.

O Mestrado reflecte a excelência da atividade científica e técnica dos Departamentos de Física e de Matemática da FCTUC nos domínios da instrumentação e aquisição de dados, da astronomia observacional e geodesia, e da computação, simulação e análise de dados. A formação é sólida e multidisciplinar, característica apreciada por empregadores em busca de indivíduos versáteis, familiarizados com instrumentação variada e com bons conhecimentos de computação e informática.



Uma lista das teses de mestrado já defendidas está disponível aqui.