a carregar...

DMat

Mestrado em Matemática

Mestrado em Matemática

O Mestrado em Matemática pretende formar matemáticos capazes de compreender, enquadrar, formular e resolver problemas em investigação, desenvolvimento e inovação, no contexto da administração pública, banca, comércio, indústria e serviços. O curso transmite uma vasta gama de conhecimento matemático, no rigor do seu enquadramento teórico e na amplitude e motivação da sua aplicação prática, explorando-se o recurso a meios computacionais quando necessário e oportuno.


Áreas de especialização
  • Análise Aplicada e Computação: procura oferecer uma formação integrada em computação científica, mais precisamente na resolução de problemas quantitativos utilizando programação e simulação computacionais, modelos matemáticos e diversas técnicas analíticas, estatísticas e numéricas.
    O Mestrado em Matemática com especialização em Análise Aplicada e Computação pode ainda ser certificado pelo European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI) como um mestrado em Tecnomatemática, desde que sejam respeitados os respetivos requisitos. 

  • Estatística, Otimização e Matemática Financeira: visa dar competência na solução de problemas em tratamento e análise de informação e no consequente apoio à tomada de decisão, com especial enfoque na forma como se lida com o desconhecimento, a incerteza, o risco, a escassez e a eficiência, em particular no âmbito das aplicações em Finanças.

  • Matemática Pura: tem por objetivo uma formação avançada em Álgebra, Análise e Geometria, suficientemente abrangente e sólida para permitir o início de atividades de investigação nestas áreas.