a carregar...

DMat

Departamento de Matemática

Percursos

Os diplomados pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra têm encontrado saídas profissionais em diversas áreas, tais como na informática, na banca, nos seguros, nas telecomunicações, no sector espacial. Eis alguns testemunhos de antigos estudantes. 


Terminei a formação em Matemática em Janeiro de 2006. Neste momento trabalho na MERCER Human Resources Consulting, como Técnica de Actuariado na área das Pensões.
 Ângela RochaMERCER

Ingressei em 2002 na equipa de Produtos Estruturados do Banco BPI. Actualmente sou responsável pelo desenvolvimento de operações estruturadas junto de clientes institucionais offshore no continente americano. Um diplomado em matemática com formação financeira poderá trabalhar em qualquer área da banca de investimento. Poderá também trabalhar nas áreas de risco desenvolvendo bases de dados e algoritmos de programação.
 Carlos Reis, BPI

Terminei a formação em Engenharia Geográfica em 2001 e neste momento trabalho na Norvia, como coordenadora do departamento de Topografia/Cartografia, fazendo o processamento em gabinete de todos os trabalhos de campo, tendo a meu cargo a organização e distribuição das tarefas dentro do departamento e coordenando o controlo topográfico em obra.
 Helena AlonsoNorvia

Em 2007, no decorrer da obtenção do grau de Mestre em Matemática para o Ensino pelo Departamento de Matemática da FCTUC, ingressei num dos balcões da Caixa Económica Montepio Geral. Actualmente sou 2º Responsável (subgerente) de Balcão.
 João Sintra, Montepio Geral

Licenciado no ramo da computação, trabalhei uns anos na área da animação gráfica. Tirei uma pós-graduação no Minho na mesma área e entrei na área da programação, nomeadamente para jogos educativos. Foi gestor de projectos durante 4 anos e agora desde de 2013 voltei a ser programador numa empresa de Leiria na área da broadcast de video.
 Jonatan PedrosaMediatree

Terminei os estudos em Matemática em Fevereiro de 2007, mas já trabalho na Portugal Telecom - Sistemas de Informação (PT-SI) desde Setembro de 2006. Neste momento, desempenho funções de Administrador de Base de Dados ORACLE.
 José MonteiroPT

Marta UmbelinoPor intermédio do Departamento de Matemática da FCTUC, efectuei um estágio no Departamento de Risco de Crédito da Caixa Económica Montepio Geral. A minha formação em matemática aplicada deu-me bases para poder aprender novos conceitos e temas de forma autónoma durante o estágio, e, como consequência, integrar actualmente a instituição. 
 Marta UmbelinoMontepio Geral

Rafaela SantosTerminei a Licenciatura em Matemática, Ramo de Formação Educacional, em 2007. Surgiu logo a oportunidade de leccionar Matemática e Estudo Acompanhado ao 7.º e ao 9.º anos no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, bem como de colaborar no Centro Didáctico do mesmo Colégio. Actualmente lecciono Matemática e Estudo Acompanhado ao 7.º ano, Matemática ao 8.º ano e Matemática Aplicada a um Curso de Educação e Formação de Serviço de Mesa, do qual sou Directora de Turma e de Curso. 
 Rafaela SantosColégio Imaculada Conceição

Sónia Won Fui aluna no DMUC entre 1997 e 2003, ainda na fase pré processo de Bolonha. No 3º ano acabei por optar pela especialização em Computação, onde senti a minha paixão pela Matemática dar mais frutos. A partir do início de 2002 e até concluir a licenciatura (Setembro de 2003), conciliei os estudos com o trabalho. Durante o curso senti as dificuldades inerentes a um curso tão exigente, mas foi este desafio que aperfeiçoou a minha preparação para o mundo do trabalho. Hoje em dia trabalho em Research & Development no Technology Center da Nokia, na zona de Lisboa. Trabalho em Software Development e tenho funções em diversas fases de projectos de software. A minha formação no DMUC foi essencial para o trabalho que faço hoje: trabalhamos em projectos que envolvem centenas de pessoas. Os problemas a solucionar e as possíveis resoluções são às dezenas. Graças à capacidade de análise e resolução de problemas que fui adquirindo ao longo do curso, sinto que consigo fazer uma análise objectiva dos desafios que me são apresentados, tomando em conta todas as variáveis e procurando as soluções que encaixam nos diferentes cenários. A grande capacidade de abstração e de raciocínio lógico e a esplêndida ginástica mental, que adquiri e que me foram ensinados durante o curso de Matemática no DMUC, são fundamentais para o desempenho das minhas funções diárias.
Estou convicta de que o curso de Matemática do DMUC me deu as ferramentas necessárias para poder trabalhar na área que eu gosto, de forma eficiente e congratulante. Voltaria a preencher o impresso de ingresso à universidade da mesma forma que o fiz há muitos anos: uma e uma só opção, Licenciatura em Matemática – Universidade de Coimbra. 
 Sónia Carvalho WonNokia 

Susana JesusTerminei a minha formação em Engenharia Geográfica na Universidade de Coimbra em 2005, durante o qual fiz um estágio na Universidade de Lille, França, em cartografia de ocupação do solo utilizando imagens de satélite, em 2005. Depois de obter o meu diploma, fui operadora em SIG em SDI Fribourg, Suiça, em 2006 e neste momento trabalho no CERN, em Metrologia a grande escala para controlo da qualidade dos módulos do LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas do mundo. 
 Susana JesusCERN (Suiça)

Terminei a minha formação em Engenharia Geográfica em 2004. Neste momento trabalho na Câmara Municipal de Coimbra. A minha actividade profissional como Engenheira Geógrafa divide-se entre as áreas de gestão corrente do serviço e áreas mais técnicas. Embora durante o curso as matérias tenham de ser compartimentadas por disciplinas, na prática verifica-se interdisciplinaridade. É frequente no âmbito de um mesmo parecer ou processo ter de se recorrer a conhecimentos adquiridos em várias disciplinas do curso.
 Virgínia MantaCâmara Municipal de Coimbra