DMUC

Departamento de Matemática

Centro de Matemática da Universidade de Coimbra

logoCMUCpng

O Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) é um centro de investigação que integra grupos de investigadores com objetivos científicos na área da Matemática. O CMUC orienta-se no sentido da investigação e da promoção de ações de pós-graduação.

O CMUC localiza-se no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Fazem parte do CMUC mais de cinquenta membros doutorados, repartidos por seis Linhas de Investigação formalmente instituídas:

1. Álgebra e Combinatória
  2. Análise
  3. Análise Numérica e Otimização
  4. Probabilidades e Estatística
  5. Geometria
  6. Álgebra, Lógica e Topologia

O CMUC faz parte do programa de unidades de investigação financiadas pela Fundação para Ciência e a Tecnologia e, no âmbito deste programa, foi-lhe atribuída a classificação de excelente pelo último painel de avaliação.

Das várias atividades apoiadas pelo CMUC, destacam-se o Colóquio de Matemática e os Programas de Seminário das Linhas. São atribuídas, regularmente, bolsas de pós-doutoramento e bolsas de licenciado para a frequência do curso de mestrado do Departamento de Matemática.

Foi criado, recentemente, no contexto da atividade de investigação do CMUC, um Laboratório de Matemática Computacional.