Pedro Nunes Lectures: Três bolas matemáticas

Publication date: 20-09-2017 14:53

Étienne Ghys

Étienne Ghys, um matemático francês reconhecido pelos seus assinaláveis contributos nas áreas da Geometria e dos Sistemas Dinâmicos, é o próximo orador das Pedro Nunes Lectures, com a sessão intitulada "Três bolas matemáticas", agendada para dia 27 de setembro, pelas 15:00, na sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

As Pedro Nunes Lectures são uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Centro Internacional de Matemática, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Étienne Ghys é diretor de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na École Normale Supérieure, em Lyon. O seu excecional trabalho de investigação tem sido reconhecido através da atribuição de diversos prémios e distinções, tais como a de membro da Academia Francesa das Ciências, em 2004, o título de Cavaleiro da Legião de Honra, em 2012, conferencista convidado no Congresso Internacional de Matemáticos em Kyoto, membro da comissão organizadora do Congresso Internacional de Matemáticos em Hyderabad, membro da comissão da Medalha Fields, em 2014, ou do prémio Prix Servant da Academia das Ciências. É membro honorário de diversas instituições de prestígio em todo o mundo e foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Genebra, em 2008. Foi editor de prestigiadas publicações tais como Annals of Mathematics e Publications Mathématiques de l’IHÉS.

O seu trabalho na promoção da matemática é notável, tendo sido distinguido com o The Clay Award for Dissemination of Mathematical Knowledge, em 2015, com o Prix du livre audio 2011 e com o Prix d’Alembert da Sociedade Matemática de França, em 2010. Juntamente com Aurélien Alvarez e Jos Leys, produziu uma série de filmes, publicados em DVD e disponíveis online em diversas línguas, que tiveram um grande impacto junto dos estudantes do ensino secundário. O primeiro dos filmes produzidos, Dimensions, teve mais de um milhão de downloads.