Sociedade Portuguesa de Matemática vence Prémio Gulbenkian - Conhecimento

Publication date: 24-07-2017 15:15

Logo OPM

O Prémio Gulbenkian - Conhecimento subordinado ao tema "Promoção do Sucesso Escolar" foi concedido à Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) pela criação e organização das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). Na base desta distinção está a promoção de uma “iniciativa educativa de referência e de grande impacto nacional, que há mais de três décadas promove o gosto por esta disciplina”.

As OPM tiveram a sua primeira edição em 1983 e desde o início que um dos seus principais objetivos foi o de contribuir para o desenvolvimento do gosto pela matemática entre os estudantes portugueses, promovendo deste modo o sucesso escolar dos jovens envolvidos na competição.

Em 2010, a competição alargou-se aos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos, o que contribuiu para um envolvimento cada vez mais intenso dos professores e das escolas nesta iniciativa. O contacto mais precoce dos estudantes com o concurso tem-se traduzido também numa melhor preparação para as competições internacionais, nas quais Portugal tem obtido resultados consistentemente mais positivos. Para este sucesso internacional, o Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, tem dado também um contributo fundamental, ao preparar os participantes para estas competições.