Palestra e debate: Duas definições de limite, uma controvérsia

Publication date: 19-03-2018 14:37

Duas definições de limite: uma controvérsia

Resumo:
Na definição de limite num ponto a, segundo Heine, há duas possibilidades a considerar no que diz respeito às sucessões: escolher apenas aquelas que nunca tomam o valor a, ou, em alternativa, permitir sucessões que possam tomar o valor a. A primeira destas opções tem sido a adotada pelos programas de matemática em Portugal. No entanto, uma recente remodelação curricular promove a utilização da segunda opção. António Bivar virá defender a escolha dessa nova abordagem no ensino da matemática, enquanto Augusto Franco de Oliveira contestará a utilidade e os argumentos que sustentam a mudança. No final das palestras, haverá espaço para perguntas e debate.

António Bivar e Augusto Franco de Oliveira
Sexta feira, 13 de abril, 15:00, sala Pedro Nunes (Departamento de Matemática da UC)

Organização: Sociedade Portuguesa de Matemática