a carregar...

DMat

slideshow

Projecto Hypatiamat

Projecto Hypatiamat

O insucesso na Matemática em Portugal é um problema grave que exige algumas medidas, muito para além do diagnóstico fatalista e improcedente. A estimulação da excelência e a contribuição efetiva para a resolução deste problema na sociedade portuguesa (i.e. insucesso e abandono escolar) devem ser consideradas responsabilidade de todos, e terreno para o exercício da cidadania.

O projecto Hypatiamat tem como objetivo mapear as condições de (in)sucesso na disciplina de Matemática e contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Resultante de uma colaboração entre o Grupo Universitário de Investigação em Auto-regulação da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, esta iniciativa consiste num portal online e gratuito com diversas ferramentas e aplicações hipermédia de apoio ao ensino e à aprendizagem da matemática.

São oferecidas milhares de tarefas interactivas e dinâmicas; problemas com pistas e propostas de resolução, fichas de avaliação e exercícios de exames nacionais e internacionais e os alunos são convidados a trabalhar e a resolver as múltiplas tarefas sempre com apoio. É também uma ferramenta útil para os professores, pois permite ensinar os conteúdos de uma forma correta, dinâmica e interactiva; por exemplo, permite a marcação de trabalhos para casa que a plataforma corrige, dando feedback ao aluno e informando o professor em tempo real.

As aprendizagens realizadas no Hypatiamat são acompanhadas por um tutor digital, que disponibiliza pistas orientadoras e feedback adequado à realização das tarefas, permitindo a monitorização do desempenho pelos professores, alunos e encarregados de educação.

Siga-nos no Facebook.