a carregar...

FCTUC

Departamento de Química

Apresentação

Bem-vindo ao Departamento de Química da Universidade de Coimbra

Na primeira linha da área científica de maior impacto internacional em Portugal

A análise dos indicadores disponíveis nas bases de dados internacionais sobre o desempenho relativo das várias áreas do saber nos diferentes países é inequívoca: em Portugal, a área científica com maior impacto internacional é, de longe, a Química, estando o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra na primeira linha no âmbito das instituições que, no nosso País, se dedicam a esta disciplina.
A excelência do ensino e da investigação praticados no Departamento de Química da Universidade de Coimbra pode ser também avaliada por outros parâmetros de desempenho, tais como, por exemplo, a fácil empregabilidade dos nossos licenciados (que, de acordo com as estatísticas, no máximo ao fim de 6 meses têm o primeiro emprego garantido), o elevado número de participações em projectos científicos internacionais em química fundamental e aplicada, ou a atribuição pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior a professores do Departamento do Prémio "Estímulo à Excelência" em número não igualado por nenhuma outra instituição de ensino e investigação nacional.
No Departamento de Química, os estudantes são, desde muito cedo nas suas licenciaturas, chamados a participar em projectos de investigação científica e de extensão universitária. Os mais aptos, cedo têm também possibilidade de se internacionalizar, através da participação em programas internacionais de intercâmbio de estudantes ou envolvimento em projectos de investigação científica internacionais. A Universidade de Coimbra é, entre todas as universidades portuguesas, aquela que apresenta padrões de internacionalização mais elevados, onde o número de estudantes estrangeiros que nos visitam e de estudantes da Universidade que realizam estágios ou parte dos seus cursos no estrangeiro é o mais elevado à escala nacional. Os responsáveis pelo Departamento de Química sabem que só assim é possível fornecer aos seus estudantes uma preparação adequada às exigências de uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente. Aqueles que algum dia tiveram a sorte de nele serem estudantes são o testemunho mais forte deste desígnio. E os que a ele se vierem a juntar hoje, serão certamente amanhã novos testemunhos desta realidade.

 
 Sebastião José Formosinho Sanches Simões
Professor Jubilado do Departamento de Química

Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra