a carregar...

FCTUC

Notícias de 2010

Aluno da FCTUC Premiado no Maior Evento do Mundo de Computação Gráfica - SIGGRAPH

Publication date: 04-08-2010 11:58

foto_siggraph

Contar uma história de forma diferente, invulgar mesmo! Foi o que fez o jovem Pedro Cruz, aluno do Mestrado de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), arrebatando o Prémio Melhor Trabalho de Aluno na SIGGRAPH 2010 (http://www.siggraph.org/s2010/), o maior evento de Computação Gráfica e Tecnologia do mundo que reuniu, em Los Angeles (EUA), cerca de 25 mil participantes, na sua maioria os mais respeitados profissionais de artes gráficas, videojogos, animação, cinema e efeitos visuais.

O vídeo "Visualizing Empires Decline", um projecto de visualização de informação que narra o declínio dos 4 principais impérios marítimos dos séculos XIX e XX – Portugal, Espanha, França e Grã-Bretanha, foi ainda uma das 30 selecções do júri (num universo de 750 filmes submetidos de todo o mundo) para exibição no Festival de Animação por Computador que decorreu ao longo da Conferência, ao lado de segmentos de filmes como Avatar, Alice no País das Maravilhas, Príncipe da Pérsia e 2012.

E o que tem de tão especial esta “história digital”, que se insere no conceito de narrativas generativas? – Em linguagem muito simples, a grande inovação “é a forma invulgar como a história é contada. Depois de definir o que queria contar, parti para o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação capaz de gerar um número infinito de filmes para a mesma história. É interessante construir um sistema que reage a vários tipos de informação e observar como este se adapta e retrata visualmente as variações nos dados”, explica Pedro Cruz.

As diferentes versões do vídeo “Visualizing Empires Decline”, que já atingiram cerca de meio milhão de visualizações, estão disponíveis em: http://mondeguinho.com/master

Consulte as notícias
Antena 1
Exame Informática
Correio da Manhã