FCTUC

Notícias de 2011

Sociedade Europeia de Física elege a Investigação sobre o Raio do Protão como uma das mais importantes descobertas de 2010

Publication date: 10-01-2011 15:00

foto_protao

A investigação que verificou que o protão é mais pequeno do que o assumido até agora pela comunidade científica, publicada na prestigiada Nature, foi eleita pela Sociedade Europeia de Física como uma das 10 descobertas científicas mais importantes e emblemáticas de 2010.

A investigação, cuja experiência foi realizada no Paul Scherrer Institute, Suiça, detentor do feixe de muões mais intenso do mundo, envolveu 32 cientistas de todo o mundo, entre os quais, 8 investigadores portugueses, coordenados por Joaquim Santos, do Centro de Instrumentação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O valor obtido na experiência para o raio do protão - um dos constituintes básicos de toda a matéria - é 4% mais pequeno do que o valor assumido até agora pela comunidade científica. As consequências desta discrepância estão ainda por esclarecer, não se sabendo actualmente qual o alcance das suas implicações na Física podendo, “no limite, vir a questionar a validade de uma das teorias fundamentais mais sólidas ou fazer alterar o valor da constante física fundamental de maior precisão”, explica o coordenador da equipa portuguesa, Joaquim Santos.

Consulte as notícias
Diário de Coimbra