• Sugestões de Melhoria e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

FCTUC

Notícias de 2011

Matemática para todos! FCTUC organizou Canguru Matemático sem Fronteiras

Publication date: 18-03-2011 18:13

foto_matematica_10

O Canguru Matemático Sem Fronteiras é um concurso de “matemática para todos” e decorre, em simultâneo, em 46 países do mundo! Em Portugal, a organização deste concurso é da responsabilidade do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

A edição deste ano decorreu na passada semana e contou com a participação de vários milhares de alunos, divididos por 6 categorias: Mini-Escolar (uma nova categoria dirigida às crianças do 4º ano de escolaridade), Escolar (5º e 6º anos de escolaridade), Benjamim (7º e 8º anos de escolaridade), Cadete (9º ano de escolaridade), JÚNIOR (10º e 11º anos de escolaridade) e ESTUDANTE (12º ano de escolaridade).

História do Canguru Matemático:

No início dos anos 80, Peter O'Holloran, professor de matemática em Sydney, inventou um novo tipo de Concurso Nacional em escolas australianas: um questionário de escolha múltipla. Este concurso foi um enorme sucesso na Austrália. Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição em França com o nome Canguru ("Kangourou") para prestar homenagem aos seus amigos australianos. Na primeira edição, participaram 120 000 estudantes, atraindo a atenção dos países vizinhos. Em Junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de 10 países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiram a criação do "Canguru Matemático sem Fronteiras". Actualmente, a associação conta com representantes de 46 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez em 2005 no Canguru Matemático sem Fronteiras.

Consulte as notícias
Rádio Renascença