FCTUC

Notícias de 2011

Jovens Geocientistas na Universidade de Coimbra

Publication date: 22-03-2011 10:53

QUASE 400 ESTUDANTES DO BÁSICO E SECUNDÁRIO foram GEOCIENTISTAS DURANTE DOIS DIAS NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

385 estudantes dos ensinos básico e secundário, de 24 escolas do país, participaram no VI Congresso dos jovens Geocientistas – Diálogos com o Planeta Azul, que decorreu na Universidade de Coimbra (UC). Este evento permitiu aos jovens ‘cientistas’ realizar uma série de actividades práticas em laboratório e, como se de um congresso científico comum se tratasse, apresentar trabalhos de investigação preparados pelos próprios durante o ano lectivo.

«Os objectivos do Congresso passam por estimular nestes alunos o sentido do trabalho de investigação e validação de resultados, mas também cultivar o trabalho em equipa e motivá-los para a ciência», explica Celeste Gomes, docente do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, acrescentando que «todo o trabalho que realizamos é feito com a intenção de produzir conhecimento, permitindo que os alunos apreendam metodologias e conceitos correctos».

Comentando que situações como o recente sismo no Japão – o sexto mais forte do mundo desde que há registos – foram tema de discussão durante o Congresso, Celeste Gomes explica que muitos dos trabalhos apresentados pelos estudantes estiveram ligados a acontecimentos concretos, como a erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, ou o sismo no Haiti, ambos ocorridos em 2010. «São trabalhos que foram inicialmente desenvolvidos nas escolas respectivas, com uma metodologia adequada e a realização de trabalho experimental ou de pesquisa bibliográfica, e consequente interpretação dos resultados», adianta a docente, que sublinha ainda o trabalho de «revisão séria dos resumos e posters, realizado por professores do Departamento».

Consulte as notícias
Diário de Coimbra