FCTUC

Notícias de 2011

Jardim Botânico de Coimbra integra projecto europeu INQUIRE

Publication date: 31-03-2011 16:21

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra integra o projecto Europeu “INQUIRE”, um novo projecto que tem como objectivo revitalizar o ensino das ciências, em toda a Europa, em instituições de ensino formal e informal (especificamente em ambientes exteriores à sala de aula), utilizando uma metodologia inquiridora (IBSE- inquiry-based science education).

Trata-se de uma intervenção inovadora e estimulante para a formação de professores, concretizada por um amplo consórcio de dezassete jardins botânicos, museus de história natural e organizações não-governamentais - ONG’s.

Com a coordenação a cargo do Jardim Botânico da Universidade de Innsbruck e com o apoio do BGCI (Botanic Garden Conservation Internacional), o INQUIRE é um curso prático novo, anual, de desenvolvimento profissional contínuo (DPC) dirigido a professores qualificados de onze países Europeus. O seu enfoque na metodologia inquiry-based science education (IBSE), aplicada ao ensino das ciências, reflecte o crescente consenso da comunidade científica de que a eficácia deste método ultrapassa o das actuais práticas de ensino.

Projectado para uma maior eficácia na aprendizagem, o IBSE envolve os estudantes no processo de investigação científica, que é cada vez mais encarado como um elemento essencial para o desenvolvimento das competências científicas, para o progresso da compreensão dos conceitos científicos e para entender o próprio desenvolvimento da ciência.

Ao contrário dos “métodos tradicionais de ensino, que fracassaram no envolvimento dos alunos, especialmente nos países desenvolvidos, o IBSE oferece oportunidades fantásticas para um método efectivo e agradável de ensino e de aprendizagem. Proporciona ambientes estimulantes e situações reais para os estudantes explorarem durante o próprio processo de aprendizagem. O conhecimento é construído através da experimentação, discussão de ideias com professores e colegas e pela interacção directa com o fenómeno científico”, explica Cristina Tavares, do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

A perda de biodiversidade e as alterações climáticas globais, entre outros grandes desafios científicos e políticos da nossa era, são o núcleo das preocupações do INQUIRE. Está previsto que, com a formação IBSE, os professores sejam encorajados a encontrar meios cativantes, inovadores e práticos de expor estes assuntos, tanto em sistemas educativos formais como informais (Learning Outside the Classroom - LOtC).

Lista dos Parceiros INQUIRE:

1.University of Innsbruck, Institute of Botany, Austria.

2. Botanic Gardens Conservation International, U.K.

3. King´s College London, U.K..

4. Museo Tridentino di Science Naturali, Trento, Italy.

5. Royal Botanic Gardens Kew, U.K.

6. Royal Botanic Garden, Madrid, Spain.

7. University of Bremen, Institute of Biology Education, Germany.

8. University Botanic Gardens of University of Sofia , Bulgaria.

9. National Botanic Garden of Belgium.

10. Schulbiologiezentrum Hannover, Germany.

11. Bordeaux Botanic Garden, France.

12. University of Coimbra Botanic Garden, Portugal.

13. Botanic Gardens of the M.V.Lomonosov Moscow State University, Russia.

14. University of Oslo, Natural History Museum, Botanic Garden, Norway.

15. Botanic Garden & Rhododendron-Park, Bremen, Germany.

16. Royal Botanic Garden, Juan Carlos I, Spain.

17. University of Lisbon, National Museum of Natural History, Botanic Garden, Portugal.

Consulte as notícias
Correio da Manhã