FCTUC

O “Mundo da Astrofísica” explorado na FCTUC

Publication date: 16-05-2011 14:29

Supernova Cygnus

Estudantes, investigadores e empresários vão discutir, em Coimbra, a importância da formação académica nas ciências do espaço. A iniciativa, integrada no âmbito do Mestrado de Astrofísica e Instrumentação para o Espaço leccionado na Universidade de Coimbra (UC), vai decorrer na próxima quarta-feira, dia 18 de Maio, pelas 15 horas, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

O Mestrado vai ao encontro da necessidade de formação especializada no domínio das ciências do espaço, que é sentida pelas empresas altamente tecnológicas que operam nesta área e que têm que responder aos desafios das Agências Espaciais e de outras organizações internacionais para as quais trabalham. O Mestrado aposta numa formação integrada, que junta as vertentes de astrofísica e de instrumentação. Trata-se de uma solução inovadora no país, como explicam o físico José Pinto da Cunha e o astrónomo João Fernandes.

A Astrofísica e a Cosmologia são áreas em franco desenvolvimento, catapultadas por avanços tecnológicos recentes que estão a permitir «a realização de múltiplas observações de elevada precisão em domínios observacionais muito diversos, quer a partir da superfície da Terra ou de minas muito profundas, quer a partir de instrumentos colocados em órbita - é a chamada Astrofísica/Cosmologia de precisão, que está a revolucionar a nossa compreensão do Universo. Trata-se de um desenvolvimento fortemente interdisciplinar, para o qual concorrem equipas da mais diversa proveniência, envolvendo astrónomos, físicos, engenheiros, matemáticos mas também químicos e geólogos», prosseguem os também docentes da FCTUC.

Torna-se, por isso, necessário motivar os jovens para as ciências do espaço, que são das que mais têm crescido no nosso país, nos últimos anos, em termos de produção científica. É com esse objectivo, que estudantes, docentes e as empresas Critical Software e Active Space Technologies se vão reunir e mostrar as potencialidades da astrofísica e a taxa de empregabilidade na indústria espacial.

A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra há muito que participa em muitas investigações nesta área do conhecimento, seja no domínio da Física Estelar e Dinâmica do Sistema Solar, mas também em experiências científicas e em instrumentação com relevância para a investigação espacial.

Programa:

- 15h: Abertura, Manuel Fiolhais, Director do Departamento de Física

- 15:15h: Apresentação do Mestrado, José Pinto da Cunha e João Fernandes

- 15:30h: A visão dos estudantes “no Mestrado - vivências pessoais”, J. Oliveira e R. Gafeira

- 16h: Investigação na UC - sobre “os pequenos corpos do sistema solar”, Nuno Peixinho

- 16:20h: “Engenharia de sistemas para instrumentação espacial”, Ricardo Patrício, Active Space Technologies

- 16:50h: “Projectos para o mercado aeroespacial e estratégia de entrada para novos colaboradores”, N. Silva, Critical Software

- 17:30h: Encerramento

Consulte a notícia