a carregar...

FCTUC

Notícias de 2011

Vida em Marte - Portugal recebe pela primeira vez a mais importante reunião de cientistas marcianos

Publication date: 13-06-2011 16:31

Imagem Marte Hirise
Habitabilidade em Marte: os mais reputados investigadores mundiais reúnem-se em Lisboa para planear as missões das próximas décadas no Planeta Vermelho


NASA, ESA e UC trazem a Portugal a semana Internacional sobre Marte

Pela primeira vez, Portugal acolhe a mais importante reunião mundial sobre o cativante e misterioso Planeta Marte. O Grupo de Planeamento sobre a Exploração de Marte (MEPAG), um fórum científico da NASA responsável por planear as missões a Marte nas próximas décadas, está reunido em Lisboa no âmbito da Semana Internacional sobre Marte que, até dia 19 de Junho, promove um conjunto de actividades científicas, numa organização conjunta da NASA, ESA e Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra (UC).

Neste encontro, onde se junta o “crème de la crème” científico marciano, vão ser apresentados os resultados das mais importantes investigações sobre Marte e definidas as missões que irão marcar a actividade científica nos próximos anos no planeta vermelho.

Das cerca de 100 comunicações, os investigadores de Coimbra vão revelar as conclusões de 3 pesquisas: estruturas geológicas (em que cientistas estudaram no Árctico fenómenos geológicos idênticos aos de Marte), estruturas tectónicas (falhas tectónicas) e campos magnéticos de Marte. Nesta última, a equipa liderada por Ivo Alves analisou 24 milhões de dados recolhidos na experiência MARIE, entre 2002 e 2004.

Através de um instrumento desenvolvido pela NASA foi possível medir a quantidade de radiação prejudicial aos seres vivos. Posteriormente, complexos estudos realizados no Centro de Geofísica da UC permitiram «georreferenciar em Marte zonas protegidas da radiação exterior, ou seja, locais onde é mais provável a existência de vida. Esta identificação fornece pistas importantes para futuras explorações», explica Ivo Alves.

Desde sempre associado à presença de Extraterrestres, Marte é dos planetas mais estudados e explorados. No entanto, a existência de vida continua a ser um grande enigma. Por isso mesmo, «o maior desafio dos cientistas marcianos é precisamente a confirmação da existência de vida no planeta vermelho», afirma, entusiasmado, o cientista.

Consulte as notícias
Jornal de Notícias
Diário Notícias
Correio da Manhã