FCTUC

Notícias de 2011

UC define novos patamares de eficiência energéticas para a União Europeia

Publication date: 14-06-2011 12:31

Universidade de Coimbra define novos patamares de eficiência energética para motores eléctricos na União Europeia

Os resultados de um estudo técnico-económico-ambiental relativo ao EcoDesign de motores eléctricos, realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, servem de suporte à nova legislação europeia para o sector, que entra em vigor no próximo dia 16 de Junho.

Liderado pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o estudo avaliou o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos motores eléctricos, estimou o potencial de poupança e propôs valores mínimos de eficiência para os novos equipamentos.

Validados pela União Europeia, os requisitos recomendados pela UC constam da nova legislação que tem como objectivo melhorar o desempenho ambiental de produtos consumidores de energia ao longo do seu ciclo de vida, ou seja, pretende limitar o mercado aos produtos ambientalmente mais eficientes.

De acordo com o estudo, «o potencial de poupança estimado, em 2020, é de 135 TWh de electricidade anuais (quase três vezes o consumo anual em Portugal) o que corresponde a uma redução nas emissões de CO2 de cerca de 60 milhões de toneladas», revela o investigador João Fong.

A «nova legislação europeia», prossegue, «é decisiva porque os motores eléctricos usam 75% da electricidade consumida na indústria. Considerando que o seu consumo de energia na fase de funcionamento é o aspecto ambiental mais significativo de todo o ciclo de vida, a progressiva substituição por tecnologias mais eficientes, que embora tenham um custo inicial mais elevado, resultam em economias consideráveis de energia ao longo da vida do equipamento».

A investigação teve a colaboração do Fraunhofer Institute (Germany), da AEA Technologies (Reino Unido) e do Comité Europeu de Fabricantes de Máquinas Eléctricas e Electrónica de Potência.

IMPACTO DAS MEDIDAS DA DIRECTIVA EUROPEIA  DE ECODESIGN

Produto Poupança Anual Estimada  (em 2020)
Standby 35 TWh
Set-Top Boxes 6 TWh