a carregar...

FCTUC

Notícias de 2011

Grupo de trabalho Europeu em Armas não letais distingue investigação da FCTUC

Publication date: 20-06-2011 15:15

Igor Plaksin



Dispositivo de desactivação remota de bombas artesanais desenvolvido na Universidade de Coimbra, premiado em Simpósio Europeu


Uma tecnologia inovadora para a neutralização cirúrgica de dispositivos explosivos improvisados (tipicamente utilizados por terroristas), desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra – através da ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e do LEDAP - Laboratório de Energética e Detónica – foi distinguido durante o 6º Simpósio Europeu de Armas Não-Letais, que decorreu na Alemanha, como o 3º mais importante trabalho científico da Europa nesta área.

O prémio foi atribuído pelo European Working Group on Non-Lethal Weapons, um grupo fundado em 1998 e que, além de Portugal, engloba investigadores e especialistas das forças policiais e militares da Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Rússia e Suíça, entre outros.

Para Igor Plaksin, líder do grupo de investigação responsável pelo projecto, esta distinção «premeia o esforço continuado de desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia ao longo dos últimos quatro anos».

«Os explosivos improvisados são a principal causa de acidentes mortais entre os militares destacados em países em conflito, como o Afeganistão», esclarece o investigador Luís Rodrigues. O dispositivo desenvolvido em Coimbra assume particular importância para «equipas de desminagem e militares em cenários de guerra porque permite actuar de uma forma mais precisa e segura do que as tecnologias actualmente em uso», sustenta.

O Laboratório de Energética e Detónica (LEDAP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é o único laboratório nacional de investigação e desenvolvimento (I&D) a trabalhar com explosivos.

Consulte as notícias
Jornal de Notícias
Diário Notícias
Diário de Coimbra
Ciência Hoje
Açoriano Oriental