a carregar...

FCTUC

Notícias de 2011

Campeonato do Mundo de Robótica - ROBOCUP 2011: Equipa da UC alcança 2º lugar nas "SuperTeams" e 3º na categoria de Rescue B

Publication date: 13-07-2011 17:28

RobCup 2011

A equipa RescueB.deec.uc.pt, composta por alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e por alunos de escolas secundárias da região, alcançou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de RobóticaRoboCup 2011, que terminou ontem em Istambul, Turquia.

Liderados por Tiago Caldeira, e treinados e orientados por Paulo França, os alunos António Simões, José Carlos Direito, José Pedro Medeiros e Luís Miguel Jacinto, competiram durante 6 dias na modalidade de Rescue B (busca e salvamento).

Precedido pelas equipas da Eslováquia e da Eslovénia, o grupo da Universidade de Coimbra derrotou fortes adversários, como equipas do Japão, China, Indonésia, Irão e mesmo dos EUA.

Mas os resultados positivos não ficaram por aqui. No RoboCup existe uma prova especial para as melhores equipas de cada categoria. As "SuperTeams" pretendem juntar duas equipas de países diferentes e desafiá-las para uma prova de cooperação. Aliados a uma equipa Sueca (9ª da Geral), os jovens tinham de resolver um novo problema. O Robô teria de descobrir as vítimas num labirinto e trazê-las de novo para a zona de segurança (Ponto de Partida), sem passar pelas zonas de perigo. Em conjunto, a equipa Luso-Sueca conseguiu salvar 9 vítimas em apenas 8 minutos, obtendo, assim, o 2º Lugar do pódio.

A equipa foi treinada pelo Clube de Robótica da FCTUC, criado por uma equipa de estudantes universitários, com o apoio do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC), com o objectivo de divulgar a aprendizagem das diversas vertentes da Robótica, quer na construção de plataformas, quer na programação e controlo dos robôs (http://cluberobotica.deec.uc.pt/).

Consulte as Notícias:

Diário de Coimbra

Antena 1