FCTUC

Notícias de 2011

Investigadores do Centro de Ecologia Funcional da UC colaboram no volume especial sobre acácias australianas da revista Diversity and Distributions.

Publication date: 05-09-2011 11:38

CFE

A revista Diversity and Distributions, altamente conceituada nas áreas de Ecologia e da Conservação, publica em Setembro um volume especial sobre acácias australianas intitulado “Human-mediated introductions of Australian acácias – a global experiment in biogeography”. Várias espécies de acácias australianas têm grande importância económica por terem sido plantadas por todo o mundo em projectos florestais e como espécies ornamentais. No entanto, na actualidade algumas destas espécies têm-se convertido em espécies invasoras que ameaçam a conservação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas. Em Portugal existem várias acácias australianas invasoras, das quais Acacia longifolia (acácia de espigas) e Acacia dealbata (mimosa) são as mais amplamente distribuídas.

Susana Rodríguez Echeverría, coordenadora da linha de Ecologia da Invasão e Interacções Bióticas, é autora principal de um dos artigos publicados nesta edição especial que recolhe parte da investigação pioneira realizada em Portugal sobre o papel dos organismos do solo nas invasões biológicas. Outros quatro investigadores do Centro de Ecologia Funcional são co-autores de cinco artigos sobre a introdução e percepção social das acácias em Portugal, os impactes nos ecossistemas invadidos e os mecanismos biológicos pelos quais estas espécies se tornaram invasoras. A participação neste volume especial reflecte a qualidade e o reconhecimento internacional dos estudos realizados pelos investigadores do Centro de Ecologia Funcional.