a carregar...

FCTUC

Notícias de 2011

Especialistas Mundiais em Espectroscopia reuniram-se em Coimbra.

Publication date: 05-09-2011 12:11

ECSBM


Na passada semana, a  Universidade de Coimbra foi palco da Conferência Europeia de Espectroscopia em Moléculas Biológicas.

Organizada pelos Professores Maria Paula Marques e Luís Batista de Carvalho, investigadores da Unidade de I&D Química-Física Molecular e docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, esta prestigiada Conferência – European Conference on the Spectroscopy of Biological Molecules (ECSBM) – que se realiza de 2 em 2 anos numa cidade europeia, reuniu, mais de 200 especialistas de todo o mundo para debater de forma interactiva os mais recentes avanços científicos nesta área de investigação, com especial ênfase para o desenvolvimento de novos fármacos, imagiologia de céuluas e tecidos, e diagnóstico clínico.

A espectroscopia é um conjunto de técnicas experimentais que permitem, interpretando as interacções entre a radiação electromagnética e a matéria, sondar e ajudar a compreender os seus mais escondidos segredos.

A Conferência que pretendeu ser um fórum abrangente sobre o “Estado da Arte” nesta área do conhecimento, contou  com a apresentação de cerca de 200 trabalhos repletos de diversidade e actualidade.