a carregar...

FCTUC

Notícias de 2011

Universidade de Coimbra acolhe especialistas em Astronomia e Astrofísica

Publication date: 05-09-2011 15:32


7 - 10 de Setembro | Observatório Astronómico da UC

Encontro Nacional Astronomia 2011


Os recentes avanços tecnológicos e os importantes resultados científicos obtidos na Astronomia e na Astrofísica muito têm contribuído para que as Ciências do Espaço se assumam como áreas de vanguarda. Para partilhar experiências e métodos de investigação e delinear estratégias para o futuro, cerca de uma centena de investigadores, estudantes, astrónomos profissionais e amadores reúnem-se em Coimbra, de 7 a 10 de Setembro, no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (UC).

Trata-se do XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA) que, segundo os astrónomos Nuno Peixinho e João Fernandes, pretende «promover a apresentação dos trabalhos de investigação nas diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, incentivar novas colaborações, e fomentar o debate de temas relevantes para a comunidade, tais como: a sua estabilidade e orientações para o futuro, participação de Portugal em organismos internacionais – nomeadamente o ESO e a ESA –, formação e acções de divulgação da Astronomia e Astrofísica junto do grande público e nas escolas».

Os resultados alcançados nas ciências do espaço, envolvendo equipas das mais diversas proveniências, desde astrónomos, físicos e engenheiros, a matemáticos e químicos, prosseguem os investigadores da UC, «têm assumido particular relevância no nosso dia-a-dia».

Por outro lado, a crescente participação de Portugal nas grandes organizações internacionais «gerou o nascimento de várias empresas tecnológicas portuguesas com projectos importantes no domínio do Espaço, especialmente na concepção e desenvolvimento de instrumentação astronómica e espacial de elevada precisão, análise de dados astronómicos, tratamento de imagem, simulação e modelização cosmológica», conclui.

A abertura do XXI ENAA decorre no dia 7 de Setembro, pelas 18h00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e inclui uma palestra pública intitulada “Membros Portugueses da Royal Society – Contribuições para a Astronomia no Século das luzes” pelo Professor Carlos Fiolhais do Departamento de Física da UC.

O XXI ENAA é organizado pelo Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia, o Centro de Física Computacional, o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Mais informação sobre o XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica, disponível em: http://www.uc.pt/congressos/xxienaa/Programa/