FCTUC

Notícias de 2011

Os mais recentes desenvolvimentos relacionados com a qualidade dos dados espaciais apresentados em Coimbra

Publication date: 10-10-2011 17:58

Mural Matemática

Os mais recentes desenvolvimentos nas diversas áreas relacionadas com a qualidade dos dados espaciais vão ser apresentados no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), entre os próximos dias 12 e 14 de outubro, numa Conferência que reúne meia centena de investigadores, provenientes de cerca de duas dezenas de países.

O 7º Simpósio Internacional sobre a Qualidade dos Dados Espaciais (7th International Symposium on Spatial Data Quality – ISSDQ 2011) é promovido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

A produção de dados espaciais e geográficos «tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, em virtude do grande desenvolvimento das tecnologias como o GPS (Sistema de Posicionamento Global), os Sistemas de Informação Geográfica e a recolha de imagens da superfície terrestre a partir de sensores instalados em satélites artificiais. São muitas as formas de extrair informação a partir dos dados recolhidos e de processa-la para os mais variados fins, obtendo-se diferentes níveis de precisão e exatidão em função das metodologias utilizadas», afirma Cidália Fonte, da organização do evento científico.

A questão da qualidade dos dados espaciais produzidos sempre foi importante. No entanto, prossegue a investigadora da UC, «com a crescente utilização de informação espacial em formato digital, que permite o seu processamento em computador pelos mais variados utilizadores, bem como a sua utilização em aplicações que muitas vezes têm consequências importantes na sociedade, torna a questão da qualidade dos dados espaciais cada vez mais uma questão atual e fundamental».

Para mais informações sobre o simpósio poderá ser consultada a página na internet disponível no endereço http://www.mat.uc.pt/issdq2011/