FCTUC

Jovens de Coimbra na final do concurso Hash Code lançado pela Google

Publication date: 07-03-2017 09:47

Hash_code

Os estudantes de mestrado Ricardo Gomes, da Universidade de Coimbra (UC), Miguel Duarte, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL), e Pedro Paredes, da Universidade do Porto (UP), vão disputar a final do Google Hash Code 2017, promovido pela gigante Google, que terá lugar, no próximo dia 1 de abril, em Paris.

O Hash Code é um concurso dirigido a estudantes e profissionais da Europa, Médio Oriente e África e consiste na resolução de problemas criados pela Google através de uma linguagem de programação.

Os participantes podem concorrer em equipas de dois a quatro elementos e a competição divide-se em duas fases: qualificação online e final com os 50 melhores classificados.

A primeira fase decorreu em fevereiro e contou com a participação de 2815 equipas. A de Coimbra ficou classificada em 34º lugar a nível mundial e, por isso, apurada para a final.

Ricardo Gomes, estudante de Engenharia Informática da FCTUC, afirma que «sinceramente, não contava que a fase de qualificação corresse assim tão bem. Nós tínhamos uma estratégia inicial e, simplesmente, seguimos essa estratégia. Esperamos superar em Paris o resultado obtido nesta fase». Os três estudantes são naturais de Coimbra.