FCTUC

Alunos da licenciatura em Química distinguidos!

Publication date: 23-03-2017 13:54

premios_SPQ

Os dez melhores alunos que entraram na licenciatura em Química da Universidade de Coimbra, no ano letivo de 2015/2016, receberam os prémios atribuídos pela da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

A sessão decorreu a 22 de março, na Biblioteca do Departamento de Química da FCTUC, no Polo I da Universidade de Coimbra, e contou com a presença do presidente da SPQ, Artur Silva, do diretor da FCTUC, Luis Neves, e de um representante da direção da AAC.

Este prémio, promovido pela SPQ em conjunto com as universidades em que o curso de Química é lecionado, tem o valor da propina de cada universidade e visa incentivar a escolha de Química, uma formação importante para o país, sendo atribuído, no ano letivo seguinte ao da entrada no curso, a alunos que entram nesta licenciatura e prosseguem os seus estudos.

O Departamento de Química da FCTUC tem uma longa tradição científica e de ensino que remonta ao século XVII e à criação do Laboratorio Chimico, actual museu da Ciência da Universidasde de Coimbra.

É responsável na FCTUC pelas licenciaturas em Química e Química Medicinal e mestrados em Química, Química Medicinal e Química Forense. Oferece ainda Doutoramentos em Química em diversos ramos de especialidade e está envolvido em Programas Doutorais FCT em parceria com outras universidades e indústrias, entre as quais CATSUS (Catalysis and Sustainability), ChemMat (Materials Chemistry of Nanostructured Materials with Optic, Electric and Magnetic Functionalities) e PTNMR PhD (Doctoral Training Program in Nuclear Magnetic Resonance Applied to Chemistry, Materials and Biosciences).

A Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) é uma das mais antigas e ativas sociedades científicas portuguesas, tendo comemorado o seu centenário em 2011. Para além de juntar e representar as pessoas que em Portugal trabalham nas diferentes áreas da Química, tem, desde a sua fundação, contribuído com a organização de importantes congressos e a edição de publicações periódicas prestigiadas, tanto nacionais como internacionais. Representa Portugal na IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), é membro da EuCheMS (European Association for Chemical and Molecular Sciences), da EFMC (European Federation for Medicinal Chemistry) e da IMSF (International Mass Spectrometry Foundation).