a carregar...

FCTUC

NOTÍCIAS

XIX Congresso da Associação Ibérica de Limnologia

Publication date: 23-11-2017 11:00

Url: http://www.limnologia2018.org/index.php/pt/

torre_UC

Águas interiores e desafios do XXI século: do conhecimento científico à gestão ambiental.

24 – 29 Junho 2018,  Coimbra, Portugal

As águas doces interiores representam apenas uma pequena fração do volume total de água no nosso planeta. No entanto, contemplam uma grande variedade de sistemas, incluindo lagos, lagoas, águas subterrâneas, ribeiros e rios, os quais diferem no seu tamanho e características da água. As águas interiores também albergam um número desproporcionalmente elevado de espécies.

Historicamente, as águas interiores estão ligadas ao surgimento de civilizações antigas. Muitas destas civilizações cresceram e floresceram como centros de intensa atividade humana ao longo de grandes rios ou outras fontes de abundante água doce. Algumas civilizações colapsaram devido a alterações ambientais que levaram à escassez de água. Alguns dos piores desastres ambientais estão relacionados com uma má gestão da água (p.e. o colapso do Mar Aral). A má gestão da água ocorre presentemente, com grandes rios a secarem (p.e. Colorado, Indus, Yellow) e planos hidrológicos duvidosos que ameaçam a biodiversidade e marginalizam sociedades humanas (p.e. delta interior do Níger). Água de má qualidade mata mais pessoas que todas as guerras; estima-se que 1,7 milhões de pessoas morram todos os anos devido a problemas relacionados com a água.

As águas interiores providenciam serviços às pessoas, incluindo água de boa qualidade para consumo e irrigação, energia hidroelétrica, alimento e valores culturais e espirituais. No entanto, o aumento da população humana e das suas necessidades, as alterações climáticas, a fertilização e a poluição estão a colocar em risco a quantidade e a qualidade das águas interiores.

Estas pressões desafiam as sociedades humanas a conhecer melhor as águas interiores para melhor gerir estes recursos. O congresso da Associação Ibérica de Limnologia, a realizar em Coimbra em Junho de 2018, será uma plataforma interativa para cientistas, decisores políticos, gestores ambientais, indústria e todos os interessados nas águas interiores discutirem e partilharem ideias e conhecimento. Convidamos todos a participar no congresso de 2018 da AIL.