FCTUC

NOTÍCIAS

“Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – Um espaço único” arrecada prémio de Melhor Fotografia no ART&TUR 2013

Publication date: 05-11-2013 14:39

Filme_JB

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no sábado, em Barcelos. O filme sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra foi um dos premiados.

O filme turístico sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), desenvolvido pela produtora TerraLíquida Filmes, que representa o Inverno no Jardim é o vencedor da categoria de Melhor Fotografia no festival de cinema turístico português ART&TUR.

A sexta edição do festival arrancou no passado dia 21 de Outubro e estendeu-se até ao último sábado. Durante as cerca de duas semanas foram realizadas várias exibições de filmes, workshops e conferências. A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no último sábado no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.

O filme turístico “Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – Um espaço único” tem vindo a participar numa série de festivais nacionais e internacionais de cinema turístico e este é já o segundo prémio que alcança. Recorde-se que no passado mês de Julho o filme ganhou o prémio de The Best Artistic Impression no no Zagreb Tourfilm Festival, na Croácia. A próxima paragem é o Azerbaijão, já no final deste mês. O inverno do Jardim retratado em filme vai participar no Baku International Tourism Film Festival.

A direção do JBUC congratula-se com o galardão e recorda a importância da participação do filme em vários festivais cinematográficos internacionais pois permite divulgar a imagem da Universidade de Coimbra além-fronteiras, numa altura em que a UC e o próprio Jardim contam com a recente chancela de Património da Humanidade.

Com cerca de três minutos, o filme representa a essência do Jardim no Inverno mesclando os tons terra com os sons da natureza urbana num ambiente marcado pela neblina matinal. As expectativas depositadas no filme são elevadas e fazem deste o primeiro de uma série que pretende retratar o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra nas diferentes épocas do ano, devido às variações visuais e olfativas que estas imprimem ao JBUC.

Para visualizar o vídeo siga a hiperligação: http://vimeo.com/57471162