a carregar...

FDUC

Faculdade de Direito

Prof. Doutor Mário Júlio de Almeida Costa

Prof. Doutor Mário Júlio Almeida Costa

De seu nome completo Mário Júlio Brito de Almeida Costa, nasceu em Boco, Vagos, a 20 de Outubro de 1927.

Carreira Académica. Doutor em Direito em 1957. Professor Catedrático desde 1962. Leccionou: História do Direito Português; Direito Romano; Introdução ao Estudo do Direito; Direito das Obrigações e Direito Privado.

Cargos exercidos. Ministro da Justiça. Presidente da Câmara Corporativa. Membro do Conselho de Estado. Vice-Governador do Banco de Portugal. Representante de Portugal no Conselho Superior do Instituto Universitário Europeu. Membro: da Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses; do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa e da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Vogal da Comissão do Domínio Público Marítimo e da Comissão de Direito Marítimo Internacional.

Distinções. Académico de número da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa da História. Sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa. Membro: do Instituto de Coimbra; da Real “Academia de Jurisprudencia y Legislación”, Madrid; da “Real Academia de la Historia”, Madrid; da “Société d’Histoire du Droit”, Paris; do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; do Instituto Hispano-Luso-Americano de Direito Internacional; da “Academia Nacional de la Historia de Venezuela”; da Ordem dos Advogados Portugueses; do Instituto dos Advogados Brasileiros; do Instituto Luso-Brasileiro de Direito Comparado. Professor Honorário da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto. Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e da Ordem do Cruzeiro do Sul, Brasil.  

Artigos Publicados no Boletim da Faculdade Direito

Homenagem