2º Encontro Anual de Economia Política: democracia, desenvolvimento, desigualdade | Chamada de Comunicações

Auditorio

No ano em que se assinala o 45º aniversário do 25 de Abril, o 2º Encontro da Anual de Economia Política coloca no centro do debate dois dos três D’s originais – democracia e desenvolvimento – e um novo D que está eventualmente em contradição com estes – a desigualdade. Sem rivais sistémicos à escala global, o capitalismo contemporâneo é marcado por disparidades socioeconómicas crescentes, pelos espectros da estagnação e da impotência democrática. Propõe-se, assim, uma reflexão colectiva informada e plural sobre as políticas de desenvolvimento e sobre as melhores escalas para as efetivar e legitimar; uma reflexão sobre os meios, mas também sobre os fins.

É nesse contexto que a Associação Portuguesa de Economia Política anuncia a chamada de comunicações para o 2º Encontro Anual de Economia Política, a ter lugar em Coimbra, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o tema “Democracia, Desenvolvimento, Desigualdade”. O encontro visa juntar todos aqueles que, nas mais diversas áreas disciplinares, considerem que a economia política, na sua pluralidade de abordagens, pode ajudar a aprofundar o conhecimento sobre a complexidade das sociedades considerando os seus “contextos institucionais, históricos e geográficos” e “entendendo os fenómenos económicos como sendo eminentemente configurados por factores de ordem social, política, jurídica, cultural, tecnológica e ecológica” (da Declaração de Princípios).

Aceitam-se comunicações que tratam, entre outros, os seguintes temas:

Desenvolvimento: contextos, atores, meios e fins

Democracia, pós-democracia e integração

Desigualdade, igualdade e políticas públicas

As lógicas da globalização e da desglobalização

Economia Política e deliberação democrática

Podem ser apresentadas propostas de comunicações ou de painéis temáticos compostos por 4 comunicações, sobre os temas referidos e ainda sobre quaisquer temas considerados relevantes para o avanço da Economia Política.

As propostas de comunicações devem conter a seguinte informação:

i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s);

ii) Título da comunicação;

iv) Resumo desenvolvido (500-600 palavras);

iv) 4 palavras-chave.

As propostas de painéis devem conter a seguinte informação:

i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s) da sessão e dos participantes;

ii) Título da sessão e das comunicações;

iii) Resumo desenvolvido da sessão e das comunicações (500-600 palavras cada);

Datas Importantes