Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Exposição fotográfica | igualdade(s) | Paulo Saraiva

Inauguração: fevereiro de 2018

Exposição fotográfica

igualdade(s)


Habituado a diversos tipos de equações, é pouco provável que um matemático enfrente igualdades enquanto desafios fotográficos. Todavia, aconteceu!

Em pleno séc. XXI, a igualdade tem hoje novos nomes. Quer dizer: educação para todos; diálogo entre pessoas, culturas e religiões; respeito pela diferença; reciprocidade. Transeuntes anónimos que somos na nossa aldeia global, é ainda sinónimo de procura de uma vida digna (do outro lado do muro?) e, simultaneamente, de construção de um bem comum. Iguais nos dois extremos da vida e irmanados na luta contra as adversidades.

Também a Natureza e as construções humanas são pródigas em igualdades. Uma avenida e um rio não são apenas eixos de simetria. Fronteiras que são, lembra-nos Torga, “De um lado terra, doutro lado terra; / De um lado gente; doutro lado gente; / Lados e filhos desta mesma serra, / O mesmo céu os olha e os consente.”

Desviado momentaneamente do seu mundo abstrato, poderá então o matemático regressar às frias formas das fórmulas, e aí pairar sobre universos algebraico-topológicos. Desde que, de regresso à Terra, não beba o donut nem trinque a chávena…

Uma última palavra de gratidão para com os que tornaram possível esta exposição, com especial destaque para o meu amigo Albano Leandro, pela sua generosidade.


Paulo Saraiva

fevereiro 2018