FEUC

Carmen Amado Mendes

Atuais Interesses de Investigação

República Popular da China: Política Interna e Externa; Economia; Aspectos Sócio-culturais e Comportamento Negocial; Diáspora Chinesa; Macau.

Projetos de Investigação

2018-04 - 2022 - "European Network for Transformative Institutional Change. Engaging exogenous challenges through strategic action” (ENTICING): Europe’s Institutional Change & the Belt and Road Initiative", na qualidade de membro da equipa de investigação que analisa o impacto da iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda nas instituições europeias e os desafios que fatores externos apresentam no desenvolvimento político, social e económico da Europa, financiado por Department of Asian and North African Studies, Universidade Ca’ Foscari, Itália (a aguardar resultado de um pedido de financiamento para uma Ação COST - European Cooperation in Science and Technology).

2018 - 2021 - "Sistema educativo contemporáneo de China", na qualidade de membro da equipa, constituída por investigadores espanhóis e chineses, que analisa a mobilidade internacional dos estudantes chineses e a presença dos estudantes chineses nos sistemas educativos espanhol e português, financiado por Bolsas Santander Universidades / Ibero-Americanas para Investigação.

2013-01 - 2013-12 - "Macau, Hong Kong and the European Perceptions of China", na qualidade de investigadora individual no âmbito do concurso “Academic Research Grants by IEEM” - Asia Europe Comparative Studies Research Project, financiado por Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM), Macau.

2012-09 - 2013-12 - "China's 'South-South' Relations", na qualidade de investigadora senior da Europe China Research and Advice Network, para prestar aconselhamento político sobre a China ao Serviço Europeu para a Acção Externa e à Comissão, financiado por Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE), União Europeia.

2010-04-01 - 2013-03-31 - "Assessing the 'One Country, Two Systems' Formula: The role of Macau in China's Relations with the European Union and the Portuguese-speaking countries", na qualidade de coordenadora e investigadora principal do projeto que analisa e destaca o papel da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) na política externa chinesa, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal.

2004-09 - 2005-06 - "Instruments for the relaunch of the cooperation process in the Western Mediterranean", na qualidade de participante e representante do Instituto de Defesa Nacional no Working Group Nº 4, presidido pelo Centre des Hautes Études Militaires (França), financiado por Instituto de Defesa Nacional (IDN), Lisboa.

Redes

East Asia Net: Pessoa de contacto em Portugal, em representação do Observatório da China (2011-2013) e da Universidade de Coimbra (desde 2014); Ponto de contacto dos intercâmbios Erasmus da East Asia Net (desde 2016)

Membro convidado do Instituto Português de Sinologia (IPS) (desde 2010)

Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa (desde 2013) e Sócio efetivo (desde 2011)

Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP) (2006-2010)

Membro da Direcção da European Association for Chinese Studies (EACS) (2008-2014) e Assessora convidada da Direção (2014-2016)

Membro-fundador do Observatório da China - Associação para a Investigação Multidisciplinar de Estudos Chineses (2005) e Vice-Presidente da Direcção (2005-2006).

Pessoa de contacto em Portugal da Red Iberoamericana de Sinología (Ribsi) (desde 2013)

Presidente da Secção de Relações Internacionais (SRI) da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP) (2010-2012)