a carregar...

FEUC

Carmen Amado Mendes

Outras atividades



2014 - Especialista convidada do workshop: "A grande China - RAE Macau, RAE Hong Kong e China Continental", Conferência Oportunidades de Negócio nos Mercados Regionais da Lusofonia, Lusofonia Económica - Plataformas CPLP, Associação Industrial Portuguesa (AIP), Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa, 29 de Maio de 2014.


2013 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: Organização (com Helena Rodrigues) do Dia da China na Universidade de Coimbra - Do Sul ao Sol, XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, Coimbra, 20 de Março de 2013. "Palestra sobre Escrita Chinesa" pelo Conselheiro Cultural da Embaixada da China em Lisboa Shu Jianping; Actividades culturais organizadas pelo Grupo de Estudantes Macaenses e pelas Associações de Estudantes da CPLP em Coimbra: "Caligrafia Chinesa", "Mostra Gastronómica sobre o Arroz - a rota, história e sabores desde o Oriente até aos Países da CPLP", "O que nos une a Macau além da língua? - Reflexões dos Estudantes Lusófonos"; mostra de filme: Confucius (China, 2010), http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=7174&id_lingua=1.


2013 - PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS: Participação na mesa redonda "Pedagogias de Ensino e Investigação no Exterior", Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI-APCP), Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 19 de Dezembro de 2013.


2013 - PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS: Participação na Sessão de Esclarecimento "Mestrados Internacionais", Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 11 de Dezembro de 2013.


2013 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES CIENTÍFICAS: Workshops "Migration of ideas" e "Cultural Diplomacy", Federative Structure of Research on Migration and Citizenship (MC3M), Universidade de Lyon (Jean Moulin), Lyon, França, 7 a 9 de Junho e 4 a 6 de Dezembro de 2013.


2012 e 2014 - PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS: Concursos .Membro do júri do Painel de Avaliação do Concurso para a Atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projecto "Apoio à plataforma de colaboração para as Indústrias Culturais e Criativas Portugal - Região Administrativa Especial de Macau coordenada pela UC, no contexto do INOV C para a internacionalização", Reitoria da Universidade de Coimbra, financiado pelo Programa Estratégico INOV C - MAIS CENTRO, http://inov-c.uc.pt, Março de 2014. .Membro do júri do Painel de Avaliação do Concurso para a Atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projecto "Apoio ao desenvolvimento das relações entre a UC e China, e o oriente em geral", Reitoria da Universidade de Coimbra, financiado pelo Conselho Nacional para a Avaliação Científica e Tecnológica (Brasil), Setembro de 2012. .Membro do júri do Painel de Avaliação do Concurso para a Atribuição de Bolsas Individuais 2012, na área da Ciência Política, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Julho de 2012.


2012 e 2013 - PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS: Provas de Doutoramento .Vogal nas provas de Doutoramento de Carla Patrício Fernandes, no âmbito do Doutoramento em Relações Internacionais - Estudos Políticos de Área, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, 16 de Dezembro de 2013. Tese: "China Hoje - Necessidades Energéticas e Relações Internacionais. As Relações com os Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil e Timor-Leste". Orientadores: Esteves Pereira e Félix Ribeiro. .Vogal nas provas de Doutoramento de Marisa Cristina Gaspar, no âmbito do Doutoramento em Antropologia, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (IUL), 29 de Julho de 2013. Tese: "Macau Sá Filo - Memória, Identidade e Ambivalência na Comunidade Euroasiática Macaense". Orientadores: Brian O'Neill e Gonçalo Santos. .Vogal nas provas de Doutoramento de Jorge Tavares da Silva, no âmbito do Doutoramento em Relações Internacionais - Política Internacional e Resolução de Conflitos, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 27 de Fevereiro de 2012. Tese: "Os Canais de Intermediação Não-Governamental na Transformação do Conflito Sino-formosino". Orientadora: Maria Raquel Freire.


2012 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: • Organização (com Helena Rodrigues) do Dia da China na Universidade de Coimbra com a realização do colóquio: "A Lusofonia e a China: Navegar o Passado, Viver o Presente e Precisar o Futuro"; das actividades culturais (Instituto Confúcio da Universidade do Minho): Momento de Dança, Workshop de Escrita Chinesa e Papel Recortado e Ritual do Chá Oolong; das exposições inauguradas pelo Embaixador da República Popular da China em Lisboa Zhang Beisan: "O Vermelho na Cultura Chinesa"; "Fontes para a História da China e de Macau", "Impressões da China: Livros e Imagens Xilográficas" e "A China no Arquivo da Universidade de Coimbra" e mostra do filme: The Queen of Cooking, XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, Coimbra, 7 de Março de 2012, http://www.ces.uc.pt/destaques/index.php?id=5160&id_lingua=1&pag=5162.


2011-2014 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES DE REDES INTERNACIONAIS:Business Meetings da East Asia Net - Universidade de Sheffield, Reino Unido, 26 de Abril de 2014; - Universidade de Lund, Suécia, 11 de Maio de 2013; - CIDOB - Barcelona Centre for International Affairs, Espanha, 26 de Outubro de 2012; - Universidade de Aveiro, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Portugal, 21 de Abril de 2012; - Universidade de Viena, Department of East Asian Studies, Áustria, 16 de Setembro de 2011; - Universidade de Duisburg-Essen, Institute of East Asian Studies, Duisburg, Alemanha, 16 de Abril de 2011.


2011 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: Organização da participação dos alunos da FEUC no Curso Livre da Guerra e da Paz e da Visita de Estudo: Perspectivas Contemporâneas, Regimento de Infantaria N.º 1, Tavira, Universidade do Algarve, 18-29 de Julho de 2011.


2011 - PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS: Participação (com Teresa Cravo, André Barrinha e Daniela Nascimento) na mesa redonda "Métodos Pedagógicos para o Futuro, debater outras latitudes de aprendizagem", organizada pelo Pelouro da Pedagogia e Política Educativa do Núcleo de Estudantes em Relações Internacionais da Associação Académica de Coimbra (NERIFE/AAC), no âmbito das comemorações dos 15 anos da Licenciatura de Relações Internacionais na FEUC, 24 de Fevereiro de 2011.


2010 - Sessão de Brainstorming para Senior Portuguese Think-Tank Experts, Divisão de Diplomacia Pública da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Bruxelas, 1 de Março de 2010. Discussão das prioridades da NATO e do novo conceito estratégico da Aliança.


2009 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES CIENTÍFICAS: Mesa Redonda, com Alain Ruche da Comissão Europeia, um dos coordenadores da RELEX, pela definição das políticas da UE relativamente à Ásia, para um debate à porta fechada sobre o tema "The rise of China and India and structural changes in Asia: implications for the EU policy and EU-Asia relations", Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, Lisboa, 18 de Junho de 2009.


2008-2014 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES DE REDES INTERNACIONAIS: Reuniões da Direcção da European Association for Chinese Studies - Universidade do Minho, Braga, 22 de Julho e Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 26 de Julho de 2014; - Universidade do Minho, Braga, 19 de Julho de 2013 e Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 20 de Julho de 2013; - Université Paris Diderot, Paris, França, 5 e 7 de Setembro de 2012 e 1 e 2 de Julho de 2011; - University of Latvia, Riga, Letónia, 14 e 17 de Julho de 2010 e 4 e 5 de Setembro de 2009; - Universidade de Lund, Lund, Suécia, 9 de Agosto de 2008.


2008-2010 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: Criação e organização dos Workshops de Geopolítica (WG) a nível nacional, em conjunto com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e com o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), com o apoio da Brigada de Intervenção de Coimbra: I WG - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), 16 de Maio de 2008; II WG - IESM, 15 de Maio de 2009; III WG - FEUC, 13 de Abril de 2010. Estes workshops têm permitido a alunos de várias instituições nacionais contactar com diferentes abordagens da mesma disciplina, quer no meio civil quer militar.


2007-2014 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: Organização de Visitas de Estudo anuais (2007-2014) para os alunos de Relações Internacionais da FEUC, em instituições onde são oferecidos briefings complementares aos conteúdos programáticos das unidades curriculares leccionadas: Embaixada do Japão, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Defesa Nacional, Instituto da Defesa Nacional, Comando da NATO em Oeiras e instituições dos três ramos das Forças Armadas (Força Aérea - Base de Monte Real; Marinha - Base do Alfeite; Exército - Brigada de Intervenção em Coimbra, incluindo participação em Command Post Exercise). 


2007-2011 - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PEDAGÓGICOS: Oferta em regime de e-learning do curso "Introduction to NATO" (2007-2011), com o apoio da Comissão Portuguesa do Atlântico e organização das visitas de estudo dos melhores alunos às instalações da NATO em Bruxelas. 


2006-2014 - PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS: Provas de Mestrado e Trabalhos de Investigação .Arguente do trabalho de investigação individual de António José Estrela Bastos, no âmbito do Curso de Estado-Maior Conjunto 2013/2014, Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), Lisboa, 3 de Junho de 2014. Trabalho de investigação: "O Poder Militar da China". Orientador: Adalberto José Centenico. .Arguente das provas de Mestrado de Felício Teles, no âmbito do Mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, 9 de Janeiro de 2014. Dissertação: "A Diplomacia Pública no Contexto das Organizações Internacionais - o caso da CPLP". Orientador: Maria Sousa Galito. .Arguente das provas de Mestrado de Luís Filipe Carreira Gaspar, no âmbito do Mestrado em Negócios Internacionais, do Instituto Politécnico de Leiria, 22 de Novembro de 2013. Dissertação: "Influência do Capital Humano no Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Portugal". Orientador: Blandina Oliveira. .Arguente das provas de Mestrado de Hugo Martins Gravanita, no âmbito do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), 21 de Março de 2013. Dissertação: "O Crescimento Económico da China: implicações na região da Ásia-Pacífico". Orientador: Carla Fernandes. .Arguente das provas de Mestrado de Magda Teixeira Graça, no âmbito do Mestrado em Estudos Chineses, da Universidade de Aveiro, 22 de Março de 2010. Dissertação: "China e Países do Sudeste Asiático versus Japão: Uma Aliança Estratégica em Defesa do Status Quo". Orientador: Carlos Jalali. .Arguente das provas de Mestrado de Rui Rebordão de Brito, no âmbito do Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais, da Universidade Autónoma de Lisboa, 26 de Fevereiro de 2010. Dissertação: "As implicações estratégicas do crescimento chinês na região Ásia-Pacífico". Orientador: Viriato Soromenho-Marques. .Arguente das provas de Mestrado de Nuno Santiago de Magalhães, Curso de Mestrado em História, Universidade Nova de Lisboa (UNL), 19 de Junho de 2006. Dissertação: "Portugal e o Extremo Oriente, 1859-1862: Realismo Ofensivo e a Ordem dos Tratados Desiguais." Orientador: António Pedro Vicente. Presidiu os seguintes júris, enquanto coordenadora do Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2009: .Provas de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 9 de Outubro de 2009, Mónica Fernandes Piedade, com a dissertação intitulada "Da erradicação da pobreza à promoção da segurança: impactos do 11 de Setembro de 2001 na política de cooperação para o desenvolvimento da União Europeia. O regresso de uma paz negativa?". .Provas de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 9 de Outubro de 2009, Irene Maria Nunes, com o Relatório de Estagio intitulado "Turismo, Desenvolvimento e Dependência em Cabo Verde". .Provas de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 8 de Outubro de 2009, Sandro Miguel Pereira Marmelo, com a dissertação intitulada "O mercado petrolífero Mundial: a necessidade de um multilateralismo de gestão energética". .Provas de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 7 de Outubro de 2009, Eurico Daniel Lagoa de Matos, com a dissertação intitulada "Governação Económica e Ordem Internacional desde 1975". .Provas de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 6 de Outubro de 2009, Pedro Miguel Ferreira Santiago, com o Relatório de Estágio intitulado "Políticas educativas no espaço europeu - um novo tratado na cooperação europeia".


2006-2010 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES DE REDES INTERNACIONAIS: Reuniões regulares da Direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política, Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2010.


2005 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES CIENTÍFICAS: Participação nos Colóquios Internacionais C4/2005 sobre Segurança no Mediterrâneo: "Instruments for the relaunch of the cooperation process in the Western Mediterranean", Roma, 25 a 27 de Maio de 2005. Organizado pelas instituições militares representantes dos quatro países europeus encarregues do diálogo com o Mediterrâneo: CASD (Centro Alti Studi Difesa - Itália); CESEDEN (Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional - Espanha): CHEM (Centre des Hautes Études Militaires - França); e IDN (Instituto da Defesa Nacional - Portugal). Para além dos elementos do IDN, a delegação portuguesa teve representações do ISNG (Instituto Superior Naval de Guerra), do IAEM (Instituto de Altos Estudos Militares) e do IAEFA (Instituto de Altos Estudos da Força Aérea). Participação no Working Group Nº 4, sob presidência francesa (CHEM), em representação do IDN.


1999 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES CIENTÍFICAS: Participação no Colóquio Internacional Forum Luso-Asiático: A Região Ásia-Pacífico no Limiar do Século XXI, sobre o tema: "Inter-border conflicts and territorial claims over the islands of the South China Sea: the break zones in regional security in the Pacific", Lisboa, Abril de 1999.