FEUC

Carmen Amado Mendes

Artigos em Revistas Científicas

Mendes, Carmen Amado, “Macau in China’s Relations with the Lusophone World”, Revista Brasileira de Política Internacional, Vol. 57, Número especial sobre a China, Setembro de 2014, pp. 225-242 (em inglês).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “China in South America: Argentina, Brazil and Venezuela”, East Asia – An International Quarterly, Springer, Vol. 30, Nº 1, Março de 2013, pp. 1-5 (em inglês).

Republicado em:

Mendes, Carmen Amado, “China in South America: Argentina, Brazil and Venezuela”, Jiexi Zhongguo: Análisis y Pensamiento Iberoamericano sobre China, Nº 6, 1trimestre, Observatorio de la Política China, Baiona, 2013, pp. 4-7 (em inglês).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “A Relevância do Fórum Macau: O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, Nação e Defesa, Nº 134, Instituto da Defesa Nacional, Lisboa, 2013, pp. 279-296.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “Macau 500 anos depois: A Plataforma da China para o Mundo Lusófono”, Revista Oriente, Fundação Oriente, Lisboa, Nº 22, 2013, pp. 44-59.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado; Iturre, Maite e Nascimento, Daniela, “O Factor Taiwan na Política Externa Chinesa em África e na América Latina”, Estratégia, Vol. XX, Instituto Português da Conjuntura Estratégica, Lisboa, 2011, pp. 71-85.

imagem livro

Alexandre, Fernando e Mendes, Carmen Amado, “Growth, Consumption and Political Stability in China”, Zhongguo YanjiuRevista de Estudos Chineses, Nº 7, Instituto Português de Sinologia, Lisboa e Porto, 2011, pp. 193-209 (em inglês).

imagem livro

Atanassova-Cornelis, Elena e Mendes, Carmen Amado, “Dynamics of Japanese and Chinese Security Policies in East Asia and Implications for Regional Stability”, Asian Politics & Policy, Vol. 2, Nº 3, Julho-Setembro, 2010, pp. 395-414 (em inglês).

imagem livro

Iturre, Maite e Mendes, Carmen Amado, “Regional Implications of China’s Quest for Energy in Latin America”, East Asia – An International Quarterly, Springer, Vol. 27, Nº 2, Junho de 2010, pp. 127-143 (em inglês).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado e Gaspar, Sofia, “As Dinâmicas do Relacionamento Sino-Americano como Garantia da Estabilidade na Ásia”, Estratégia, Vol. XIX, Instituto Português da Conjuntura Estratégica, Lisboa, 2010, pp. 121-134.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado e Cierco, Teresa, “Trends of Secession and Retrocession in International Politics: The Case of Taiwan and Kosovo”, Nação e Defesa, Nº 126, Instituto da Defesa Nacional, Lisboa, 2010, pp. 261-283 (em inglês).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “A China e a Cooperação Sul-Sul”, Relações Internacionais, Nº 26, Junho de 2010, pp. 39-46.

imagem livro

Freire, Maria Raquel e Mendes, Carmen Amado, “Realpolitik Dynamics and Image Construction in the Russia-China Relationship: Forging a Strategic Partnership?”, Journal of Current Chinese Affairs, German Institute of Global and Area Studies, Nº 2, 2009, pp. 27-52 (em inglês).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “The ‘Policies of Localisation’ in Sino-Portuguese Negotiations during the 1988-1999 Transition Period: The Impact for Macao's Administration”, Revista de Cultura, Nº 32, Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, Macau, Outubro de 2009, pp. 107-122 (em inglês).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “Dinâmicas Regionais da Política Energética Chinesa: Ásia Central, África e América Latina”, Zhongguo Yanjiu – Revista de Estudos Chineses, Nº 5, Instituto Português de Sinologia, Lisboa e Porto, 2009, pp. 141-159.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “Europe and the Chinese Presence in Africa”, Temas de Integração, Nº 27 e 28, Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 1º e 2º semestre de 2009, pp. 125-133.

imagem livro

Cravo, Teresa; Leitão, Augusto Rogério; Mendes, Carmen Amado; Freire, Maria Raquel, “Председательство Португалии в Европейском союзе: шаг вперед или отражение тупика?” (A Presidência Portuguesa da União Europeia: Um Passo em Frente ou o Reflexo de um Impasse?), Европа (Europe - The Journal of the Polish Institute of International Affairs), Tomo 8, Vol. 26, Nº1, 2008, pp. 7-34 (em russo).

imagem livro

Mendes, Carmen Amado e Freire, Maria Raquel, “A Organização de Cooperação de Xangai como Instrumento Geopolítico Sino-Russo na Ásia Central”, Geopolítica, Nº 2, Centro Português de Geopolítica, Aveiro, Junho, 2008, pp. 207-235.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “Política Externa Chinesa: Um Jogo em Vários Tabuleiros”, Zhongguo YanjiuRevista de Estudos Chineses, Nº 4, Instituto Português de Sinologia, Lisboa e Porto, 2008, pp. 229-242.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “O Regresso de Macau à China: Vicissitudes Negociais”, Zhongguo YanjiuRevista de Estudos Chineses, Vol. 1, Nº 2, Instituto Português de Sinologia, Lisboa e Porto, 2007, pp. 173-188.

imagem livro

Mendes, Carmen Amado, “Contributos para um Entendimento sobre a Transferência da Administração em Macau”, Biblos, II série, Vol. 1, Universidade de Coimbra, Dezembro, 2004, pp. 359-381.