a carregar...

CECES

Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social - FEUC

Logo Novo



Apresentação

O CECES/FEUC é um centro de estudos que visa o estudo e da economia social nas suas vertentes cooperativa, mutualista e solidária, articulando nas suas actividades uma abordagem académica e profissional. Integram-no investigadores, docentes da FEUC, provenientes de áreas científicas como: direito, economia, sociologia, gestão, contabilidade, psicologia e história. 

O trabalho do CECES prolonga-se por mais de duas décadas. Foi criado em 1982 como Centro de Estudos Cooperativos, com o objectivo de estudar o sector cooperativo e desde 2002 alargou os seus objectivos para investigação, formação e informação relativa à economia social e solidária e ao terceiro sector, suas organizações, agentes e estudiosos. 

Na sequência de vários Cursos Livres de Cooperativismo e Economia Social desde 2005, o CECES tem vindo a realizar, desde 2009, com o apoio do Montepio, uma Pós-Graduação em Economia Social: Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade. Com ênfase na articulação entre a componente analítica e prática esta pós-graduação estrutura-se em  módulos temáticos integrando três unidades curriculares das áreas disciplinares do direito, da gestão e da economia e da sociologia. Inclui também conferências, contando com a participação de reputados académicos nacionais e internacionais e agentes da economia social e solidária, enquanto experiências vivas.

Em 2015 esta Pós-graduação foi reconhecida com o Prémio Cooperação e Solidariedade, na categoria Estudos Pós-graduados, atribuído pela CASES.

O CECES tem vindo a desenvolver um sector bibliográfico especializado em temas cooperativos e da economia social e solidária dentro da Biblioteca da Faculdade de Economia. O enriquecimento deste fundo tem sido uma prioridade visando a constituição de um acervo variado, tendo em conta vários tipos de organizações da economia social, partindo de diversas perspectivas disciplinares ou temáticas e diversas tradições teóricas.

Entre 2000 e 2007, o CECES/FEUC participou coletivamente no projeto e na rede Universidade Cooperativa Europeia, um espaço europeu de cooperação, de pesquisa e de formação para os agentes da economia social e solidária. Este projeto permitiu dar consolidação à Pós-Graduação em Economia Social.

Individualmente, e para além de outros, os seus membros desenvolvem investigação sobre Cooperativismo, Governação e Regime Económico das Cooperativas, História da Economia Social, Empreendedorismo Jovem para a Economia Social e Solidária, ou o Impacto da Crise no Terceiro Sector.

Em 2013, o trabalho do Prof. Álvaro Garrido, “Mútua dos Pescadores – Biografia de uma Seguradora da Economia Social”, foi reconhecido com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio e, em 2016, o trabalho “Governação e Regime Económico das Cooperativas” das Profas. Deolinda Aparício Meira e Elisabete Gomes Ramos foi também reconhecido com este Prémio na categoria Estudos e Investigação.

O CECES/FEUC e a sua equipa estabeleceram uma significativa rede de contactos com instituições congéneres de outros países, em especial da União Europeia e da América Latina. Através dos seus membros o CECES está envolvido em algumas das mais significativas redes internacionais do sector como o CIRIEC — Centre International de Recherches et d'Information sur l'Economie Publique, Sociale et Coopérative, a ISTR — International Society for Third Sector Research e a EMES—International Research Network.

Em parceria com outras instituições, investigadores e agentes têm desenvolvido diversas atividades como, por exemplo, a organização do encontro Horizontes da Economia Social, em parceria com a CASES, no âmbito do qual se celebrou o Ano Internacional das Cooperativas em 2012. Em Junho de 2014, os estudantes da Pós-Graduação organizaram o encontro Fórum Economia Social—Cooperativismo, Solidariedade e Mutualismo, em Meda, com uma visita a adegas cooperativas.



Contactos

Morada

Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Av. Dias da Silva, 165 

3004-512 COIMBRA 

PORTUGAL

Telefone: +351 239 790500

Fax: +351 239 790514

Correio electrónico: ceces@fe.uc.pt

feuc1



  • Caso pretenda manter-se informado/a sobre as atividades do CECES subscreva a lista de difusão.
  • Pode ainda acompanhar as atividades e interesses do CECES na sua página no Facebook.
  • Pode descarregar o folheto de apresentação do CECES aqui.


Formação



Cartaz PGES 16/17
Pós-Graduação Economia Social - Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade
Post Graduation in Social Economy: Cooperativism, Mutualism and Solidarity (read in English)




Em Destaque

Cartaz conferencias e experiências vivas




Prémio António Sérgio
2017
Foi atribuido o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2016, ao Doutor Rui Namorado, na categoria Prémio Especial Personalidade do Ano.

para saber mais...





Publicações

Economia Social em Textos
capa economia social em textos2


A economia social e o mercado de trabalho: reflexões no quadro do modelo económico europeu, Margarida Antunes, N. 2



Economia Social em Açãolivro Álvaro Garrido

O Mistério do CooperativismoGovernação Regime Económico das CooperativasLivro Rui Namorado 2013Livro Álvaro Garrido 2012