a carregar...

CECES

Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social - FEUC

Colóquio Cooperativismo e Economia social - olhares cruzados

Organização: Centro de Estudos Cooperativos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Neste Colóquio, o cooperativismo e a economia social vão ser encarados através de diversas perspectivas disciplinares e a partir de vários pontos de vista.
A quase totalidade dos conferencistas e intervenientes formais radica os temas do colóquio na realidade portuguesa. Mas a sua Abertura será da responsabilidade do Prof. Rafael Chaves, destacado professor espanhol da Universidade de Valência, especialista internacionalmente reputado, com destaque para o seu protagonismo nas instâncias europeias.
Os universitários, especialistas e práticos de nacionalidade portuguesa , pela sua experiência e pela qualidade do seu trabalho legitimam as melhores expectativas quanto ao interesse do Colóquio.
Os debates que certamente ocorrerão serão um importante factor da vivacidade que se espera como potenciadora do interesse pelos temas abordados.

PROGRAMA

Sexta-Feira – dia 27 de Junho.

11.00 — Conferências de Abertura:

   La economia social europea: entre tercer pilar del modelo social europeo e ignorancia. — Prof. Doutor Rafael Chaves Ávila (Universidade de Valência. Presidente da Comissão Científica do CIRIEC Internacional para a economia social e cooperativa).

   Cooperativismo e economia social—um futuro inquieto — Prof. Doutor Rui Namorado (Centro de Estudos Cooperativos da FEUC e Centro de Estudos Sociais).

15.00 — 1ª Sessão: A economia social , o emprego e a pobreza.

   A economia social–um caminho para vencer a pobreza? — Prof.ª Drª Manuela Silva ( Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz. Membro do Conselho Geral do Montepio).

   Novos empregos, novos pobres, trabalhadores pobres : uma visão económica. — Prof.ª Doutora Margarida Antunes (Centro de Estudos Cooperativos da FEUC).
    Experiência Viva — Srª D.ª Ester Duarte (cooperativa de artesanato Capuchinhas, Campo Benfeito)

17.15 — 2ª Sessão: A economia social e o mercado.

   Renovação do terceiro sector e mercado–tópicos em torno da situação nacional — Dr.ª Carlota Quintão (Doutoranda em Sociologia da FEUC e Bolseira da FCT).

   Medir e promover o sucesso das organizações do terceiro sector: o contributo dos referenciais da qualidade. — Prof.ª Doutora Patrícia Moura e Sá (Centro de Estudos Cooperativos da FEUC).
   Experiência Viva — Sr. João Fernandes Antunes (Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa e Idanha-a-Nova).

Sábado – dia 28 de Junho.

10.00 — 3ª Sessão: A economia social e o desenvolvimento local.

   Que condições para o desenvolvimento local? — Dr. Bernardo Campos (Comissão de Coordenação da Região Centro e Centro de Estudos Cooperativos da FEUC).

   Desenvolvimento local, perspectivas para uma nova dinâmica da economia social. — Prof. Doutor Manuel Belo Moreira (Instituto Superior de Agronomia – Univ. T. Lisboa).
   Experiência Viva — Dr. Miguel Torres (Acert – Assoc. Cult e Recreativa de Tondela).