CECES

Investigação & Redes

oibescooplogo

Observatorio Iberoamericano do Emprego e da Economia Social e Cooperativa

O CECES participa no OIBESCOOP. Este observatório é constituído por parceiros de Espanha e Portugal e diversos países da América Latina. Pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável e a criação de emprego e riqueza e incentivar a articulação teórica e prática neste espaço comum. Tem como objectivos: identificar e quantificar a economia social, identificar as boas práticas, promover o debate entre teóricos e práticos, contribuir para a formação, colaborar com os organismos públicos e as organizações representativas da economia social, promover estudos e investigações e difundir informação sobre a economia social.

logouce2

Universidade Cooperativa Europeia em Rede (2005-2007)

Projecto financiado no âmbito do programa europeu Leonardo da Vinci.

Este projecto internacional deu sequência ao projecto Universidade Cooperativa Europeia — Um espaço europeu de cooperação, de pesquisa e de formação para os actores da economia social e solidária, alargando o âmbito dos seus participantes para novos países como Espanha, Reino Unido, Roménia e Lituânia.

Visou o aprofundamento dos recursos em termos de formação para o empreendorismo social.

Este projecto deu origem a um Centro de Recursos que pode ser encontrado aqui.

Boletim da UCE, n.1

logouce

Universidade Cooperativa Europeia — Um espaço europeu de cooperação, de pesquisa e de formação para os actores da economia social e solidária (2000-2004)

Projecto financiado no âmbito do programa europeu Leonardo da Vinci.

Coordenação do Collège Coopératif Provence-Alpes-Méditerrané, tendo como parceiros universidades, organismos de formação e organizações da economia social e solidária em Portugal, Bélgica, Itália e França.

Em Portugal a equipa foi constituída pelo INSCOOP e pelo CECES.

Resultados do projecto

UCE, Referêncial Europeu do Empresário Social, Caderno UCE, Fevereiro 2003

UCE, Referêncial Europeu do Empresário Social, 30 de Outubro de 2002 (versão integral)