a carregar...

CIFEUC

Centro de Informática da FEUC

Apresentação

O Centro de Informática (CIFEUC) foi criado pelo Regulamento da FEUC, homologado por despacho reitoral de 19 de dezembro de 1990 e publicado no Diário da República nº 12 de 15 de janeiro de 1991. Com instalações no Bloco de Investigação e no Bloco de Ensino, assegura a gestão e a manutenção dos sistemas, da rede e dos equipamentos informáticos existentes na FEUC.

A infraestrutura informática assenta numa coluna em fibra ótica, que percorre verticalmente o Bloco de Investigação, com repetidores e topologia radial. Esta estrutura é estendida por ligações em fibra ótica ao bloco de ensino e ao edifício central (Casa dos Limas).

Mais de 300 pontos de acesso fixo distribuem-se pelos gabinetes dos docentes, as salas de aula de informática, as diferentes salas de utilizadores e os serviços. Todo o Bloco de Ensino (incluindo bar e auditório), Bloco de Investigação, parte do jardim, todos os espaços públicos da biblioteca encontram-se cobertos por sistema de rede sem fios (Wireless) no âmbito do programa Eduroam.

A ligação ao mundo é assegurada através de uma ligação ao Centro de Informática da Universidade de Coimbra (GSIIC) suportada por fibra ótica (1Gbps). Esta ligação permite o acesso à  Internet e ao correio eletrónico, possibilitando ainda a partilha de recursos existentes ao nível da rede da Universidade de Coimbra.

Com apoio da FCCN criamos na Sala de Reuniões no Piso 5 do Bloco de Investigação (± 20 lugares) um sistema de videoconferência que permite, de uma forma prática e eficaz realizar reuniões e sessões de ensino à distância, entre múltiplos locais (até 12) com a gestão do GSIIC. Este serviço está disponível e funciona sob marcação prévia.

Mecanismos avançados de publicações e consultas de conteúdos da FEUC, quer pedagógicos quer administrativos, estão disponíveis na Internet.

Encontram-se disponíveis desde inicio de 2009 para toda a comunidade da FEUC um serviço de criação e gestão de questionários online.